Repository logo
 
Publication

Imagética contemporânea e pós-imagem : a marca do software e o uso de ferramentas borderline no caso uturn

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
datacite.subject.sdg17:Parcerias para a Implementação dos Objetivos
dc.contributor.advisorTavares, Mirian Nogueira
dc.contributor.authorPinheiro, José Alberto Raposo
dc.date.accessioned2018-12-20T10:52:01Z
dc.date.available2021-10-29T00:30:15Z
dc.date.issued2018-10-29
dc.date.submitted2018-12-20
dc.description.abstractEsta investigação debruça-se sobre a imagética contemporânea. O processo mediador das imagens em meio computacional tem sido analisado à luz da convergência cultural dos media, algo que cada vez mais associamos a termos como multidisciplinaridade e hibridização. Abordo, nesta investigação, algumas características que inserem a componente computacional no seio da imagem: aglutinação e justaposição com outros media, inteligência artificial e parceria homem-máquina na produção e/ou fruição (Prossumers/Gatekeepers). Classifico como pós-imagens os objetos digitais que simulam a superfície original da fotografia, mas são constituídos por zeros e uns — a camada realizada pelo software, cujo papel como medium altera a sua materialidade. Enquadro os atos imagéticos, os aspectos de condução e geração destas pós-imagens, as alterações que têm percorrido, o nexo evolutivo, bem como algumas das suas características. O modelo metodológico seguiu caminhos levantados em processos de investigação definidos por Schön, Routio, Irwin e Marcos, Branco e Zagalo. Através dele, observamos a investigação, concepção, processo criativo e desenvolvimento de uma instalação (“uTurn”). A pesquisa incluiu a exploração de ferramentas “borderline” (Quartz Composer, QR Code, Videomapping, Social hacking, voto digital), formadas a partir de uma ideia de Irwin (2012), bem como a programação de software para solucionar problemas encontrados. A exploração artística desta ideia foi orientada para a experimentação de variados media, usando o software como condutor, de modo a dar abrigo à recolha interdisciplinar, à divulgação e debate do tema, ao alargar de parcerias com outros artistas, culminando na produção de uma instalação de Média-Arte interativa colaborativa “in situ” no congresso de artes digitais Artech 2015 (Óbidos, Portugal).pt_PT
dc.description.abstractThis research focuses on contemporary imagery. The mediation process of images has been associated with cultural convergence, increasingly tied to concepts such as “multidisciplinarity” and “hybridization”. In this research, I address the existence of the computational component within the concept of images: agglutination and juxtaposition with other media, artificial intelligence and man-machine partnership in production and/or fruition (Prossumers/Gatekeepers). I classify as Post-images the digital objects that simulate the original surface of the image, but are really formed by zeros and ones — a layer established by software, whose role as medium changes the materiality of images. I start by framing the imagetic acts, aspects of generation and traffic of these post-images, the changes that they have gone through, the evolutionary nexus, as well as some of its characteristics. The methodological model followed paths raised in research processes defined by Marcos, Branco and Zagalo, Schön, Routio and Irwin. Through it, we observe the investigation, design, creative process and development of an instalation ("uTurn"). The research included the exploration of “borderline tools“ (Quartz Composer, QR Code, Videomapping, Social hacking, digital vote), following Irwin’s theoretical model (2012), as well as software programming to address the found questions. The artistic exploration of this idea was oriented to the experimentation of various media, using software as conductor, in order to house an interdisciplinary collection, to the diffusion and debate of the subject, extending partnerships to other artists, culminating in the production of a collaborative interactive Media-Art installation "in situ" at Artech 2015 Digital Arts Congress (Óbidos, Portugal).pt_PT
dc.identifier.citationPinheiro, José Alberto Raposo - Imagética contemporânea e pós-imagem [Em linha]: a marca do software e o uso de ferramentas borderline no caso uturn. [S.l.]: [s.n.], 2018. 233 p.
dc.identifier.tid101429959pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7785
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectImagéticapt_PT
dc.subjectImagempt_PT
dc.subjectSoftwarept_PT
dc.subjectPós-imagempt_PT
dc.subjectInstalaçõespt_PT
dc.subjectMédia-arte digitalpt_PT
dc.subjectPost-imagept_PT
dc.subjectQuartz Composerpt_PT
dc.subjectVideomappingpt_PT
dc.subjectMedia artspt_PT
dc.subjectArtechpt_PT
dc.titleImagética contemporânea e pós-imagem : a marca do software e o uso de ferramentas borderline no caso uturnpt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameTese de Doutoramento em Média-Arte Digital em associação com a Universidade do Algarve, apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TD_JosePinheiro.pdf
Size:
10.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: