Repository logo
 
Publication

Mundos virtuais e realidade aumentada : desenvolvimento e implementação de artefactos de média-arte digital para o ensino de educação musical no ensino básico

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.advisorFigueiredo, Mauro
dc.contributor.advisorAmante, Lúcia
dc.contributor.authorGomes, José
dc.date.accessioned2016-11-25T12:26:11Z
dc.date.available2016-11-25T12:26:11Z
dc.date.issued2016-09-23
dc.date.submitted2016-11-25
dc.description.abstractAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), omnipresentes nas sociedades atuais, permitiram o alargamento dos contextos e momentos de aprendizagem, os quais se associaram às múltiplas fontes e recursos de aprendizagem, conduzindo a uma rede alargada de aprendizagens. Nos últimos anos adquiriram grande importância a internet e a Web 2.0. Neste contexto, as tecnologias de Mundos Virtuais (MV) e Realidade Aumentada (RA), apresentam-se como novos paradigmas de interação, envolvendo desafios e oportunidades únicas para os processos de ensino-aprendizagem Este trabalho descreve uma investigação realizada no campo educacional, e pretende contribuir para uma melhor perceção dos contributos destas tecnologias na área disciplinar de Educação Musical (EM) no 2.º Ciclo do Ensino Básico, através do desenvolvimento e implementação de protótipos de recursos educativos baseados em MV e RA. A modalidade de investigação seguiu os princípios da Development Research (DR), uma metodologia que determina a obtenção de dados empíricos sobre a efetividade dos protótipos, em conjunto com a filosofia preconizada no Design Centrado no Utilizador (DCU), através da qual se procura envolver os utilizadores no processo de desenvolvimento. A presente investigação é na sua essência um estudo descritivo, de natureza mista, envolvendo abordagens qualitativas e quantitativas, focando o desenvolvimento de recursos educativos digitais. A partir dos resultados da investigação foi possível constatar que os professores de EM estão recetivos à utilização de recursos educativos baseados em MV e RA, que os alunos utilizam e valorizam computadores e dispositivos móveis, que os protótipos desenvolvidos cumprem com requisitos de usabilidade e têm um efeito positivo na aprendizagem. Finalmente, constata-se que os utilizadores percecionam os recursos educativos como complementos simples e fáceis de aprender que gostariam de utilizar mais no futuro.pt_PT
dc.description.abstractInformation and Communication Technologies (ICT), ubiquitous in today’s societies, allowed the extension of the contexts and moments of learning, which are associated with multiple sources and learning resources, leading to an extensive network of learning. In recent years, the Web 2.0 and the internet acquired great importance. In this context, Virtual Worlds (VW) and Augmented Reality (AR) present not only challenges but unique opportunities for teaching and learning. This dissertation describes an investigation in the educational field, and aims to contribute to a better perception of the contributions of these technologies in the Musical Education (ME) area, focusing the 2nd Cycle of basic education, by developing and implementing educational resources based in VW and AR technologies. The research followed the principles of the Development Research (DR), a methodology that determines to obtain empirical data on the effectiveness of the prototypes, supported by a User-Centered Design (UCD) approach, a philosophy seeking to involve users in the development process. This research is, essentially, a descriptive mixed-nature study, involving qualitative and quantitative approaches focusing on the development of digital educational resources. The results show that ME teachers are receptive to the use of artifacts based on VW and AR technologies, that students widely use and value computers and mobile devices, that the prototypes meet usability requirements and have positive effects on learning. Finally, users see the prototypes as resources easy to use and learn that they would like to use more in the future.pt_PT
dc.identifier.citationGomes, José - Mundos virtuais e realidade aumentada [Em linha] : desenvolvimento e implementação de artefactos de média-arte digital para o ensino de educação musical no ensino básico. [Em linha] : [s.n.], 2016, 375 p.
dc.identifier.tid101429967pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5789
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino da músicapt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectRealidades virtuaispt_PT
dc.subjectArtefactos digitaispt_PT
dc.subjectRecursos educacionaispt_PT
dc.subjectVirtual worldspt_PT
dc.subjectAaugmented realitypt_PT
dc.subjectMusic educationpt_PT
dc.subjectEducational technologypt_PT
dc.subjectLearning and teachingpt_PT
dc.titleMundos virtuais e realidade aumentada : desenvolvimento e implementação de artefactos de média-arte digital para o ensino de educação musical no ensino básicopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameTese de Doutoramento em Média-Arte Digital em associação com a Universidade do Algarve, apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TD_JoseGomes.pdf
Size:
21.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: