| datacite.subject.fos | Humanidades | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| datacite.subject.sdg | 05:Igualdade de Género | |
| datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | |
| datacite.subject.sdg | 16:Paz, Justiça e Instituições Eficazes | |
| dc.contributor.author | Melo, Daniel | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-05T10:55:21Z | |
| dc.date.available | 2025-11-05T10:55:21Z | |
| dc.date.issued | 2025-04 | |
| dc.description | Versão adaptada e revista da dissertação de mestrado. | |
| dc.description.abstract | A política cultural do Estado Novo tinha subjacente a vontade de transformar a cultura do povo. A sua intervenção fez-se sentir sobretudo nas Casas do Povo, nos ranchos folclóricos, no artesanato, nos museus etnográficos, na literatura popular e nas marchas populares (criadas em Lisboa mas depois disseminadas por todo o país, incluindo as colónias). O autor procura demonstrar que o salazarismo promoveu um modelo ruralista, tradicionalista e nacionalista de cultura popular, com o duplo objectivo de se legitimar e de estabelecer um consenso em torno do universo de valores que, na sua óptica, enformavam a identidade portuguesa. Apesar disso, o associativismo popular livre resistiu ao programa autoritário do regime, tal como o comprova o estudo de caso da Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio. "Mais de vinte anos após a sua publicação, Salazarismo e Cultura Popular mantém uma notável atualidade no campo dos estudos da cultura do Estado Novo, ou seja, daquele conjunto de práticas e instituições que definiram a ideologia do regime. O livro oferece uma descrição particularmente detalhada dos atores institucionais e não institucionais, que, ao longo de décadas, construíram a imagem de Portugal como país rural e dos portugueses como um povo de camponeses. Em simultâneo, impede que a cultura salazarista se encerre na própria lógica totalitária com que procurou sistematizar a identidade nacional, com a sua impecável arrumação de classes, regiões, objetos e práticas. Oferece-nos, assim, um exemplo do que pode ser uma história aberta a todas as tensões e contradições que marcaram a vida cultural do período". (Luís Trindade, IHC, NOVA FCSH) | por |
| dc.identifier.isbn | 978-972-671-075-2 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/20401 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.peerreviewed | yes | |
| dc.publisher | Imprensa de Ciências Sociais | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | Salazarismo | |
| dc.subject | História cultural | |
| dc.subject | História política | |
| dc.subject | História contemporânea | |
| dc.subject | História social | |
| dc.subject | História de Portugal | |
| dc.subject | História das ideias | |
| dc.subject | Política cultural | |
| dc.subject | Cultura popular | |
| dc.subject | Ditadura | |
| dc.subject | Aassociativismo | |
| dc.title | Salazarismo e cultura popular (1933-1958) | por |
| dc.type | book | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
| person.familyName | Melo | |
| person.givenName | Daniel | |
| person.identifier | H-2176-2011 | |
| person.identifier.ciencia-id | 071E-92AA-A686 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-4573-3497 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 39763753900 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 04106df6-8e67-4296-8bb3-abb079466e6c | |
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