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Abstract(s)
Tanto na literatura especializada nas ciências de gestão e administração como em obras e revistas de
divulgação, o conceito de gestão do conhecimento tem vindo a adquirir um lugar de destaque impar e
consistente. Embora haja sinais de superficialidade, não se trata apenas de uma moda, mas sim de uma
premência do discurso e do espelho de uma realidade em profunda transformação. Há um claro paralelo
entre o processo de globalização e o desenvolvimento da economia do conhecimento, e é neste quadro
que temos que estudar o discurso e as práticas (sociais) da gestão quando se referem ao conhecimento.
Depois de descrever na primeira secção as grandes transformações económicas e sociais relativas à
globalização, numa perspectiva socioeconómica, passaremos, numa segunda parte, à definição dos
conceitos de conhecimento, economia do conhecimento, globalização, governance e gestão do
conhecimento, dando relevo às ligações entre os conceitos.
Numa terceira parte, na base da sociologia económica e das organizações estabelecemos o quadro de
análise dos discursos e das realidades organizacionais.
Na quarta parte, procedemos a uma análise mais elaborada da emergência do factor “conhecimento” na
economia e, sobretudo, nas organizações. Na parte final, enunciamos várias conclusões, uma das mais
importantes é a de uma transformação concomitante dos discursos e das realidades, mas de um modo
caracterizado pela diversidade e pelas desigualdades de velocidades de transformação ou adaptação
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Keywords
Gestão Gestão do conhecimento Discurso