Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

Research Centre on Child Studies

Funder

Authors

Publications

Leitura e literatura na infância: de uma arte humanizadora a um direito da criança
Publication . Pinto, Ana Isabel; Rodrigues, Carina
Tomando como referência o conceito candidiano de Literatura, como arte humanizadora e direito inalienável de qualquer ser humano, este artigo tem como objetivo destacar o lugar da Literatura para a Infância enquanto instrumento de liberdade tal-qualmente essencial à criança e o momento da leitura literária como experiência livre e fruitiva inerente ao seu desenvolvimento pessoal e social — senão holístico ou integral. Encarando-a como um direito, a par da Educação, debatem-se aspetos relativos ao seu valor estético e formativo no estímulo do pensamento criativo, crítico e reflexivo dos seus potenciais recetores, bem como na sua compreensão do mundo, de si e do(s) Outro(s). Partindo de um conspecto teórico-crítico em torno desses mesmos conceitos e do potencial humanizador da Literatura, analisam-se as conceções de educadores de infância com vista à discussão dos limites e das potencialidades da leitura e da formação literária da criança desde mais tenra idade, defendendo um trabalho estruturado e uma consciencialização destes profissionais enquanto mediadores com responsabilidade quer na seleção de textos marcados por critérios de qualidade quer nas finalidades com que os propõem.

Organizational Units

Description

Keywords

Children's health and wellbeing,Children's learning,Children's development,Children’s socio-educational policies and contexts,

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

Funding programme

6817 - DCRRNI ID
Concurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017/2018) - Financiamento Base

Funding Award Number

UIDB/00317/2020

ID