Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

da Silva Ferreira Gomes, Maria João

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • A internet no apoio à realização de trabalhos de grupo: uma experiência no ensino superior
    Publication . Gomes, Maria João; Silva, Bento da; Dias, Paulo
    Com esta comunicação pretende-se reflectir sobre o potencial de alguns serviços de comunicação através da Internet - fóruns electrónicos e correio electrónico - no apoio e dinamização de trabalhos de grupo realizados por alunos do ensino superior. Simultaneamente, procurar-se-á inventariar alguns serviços e identificar factores condicionantes da participação/adesão dos alunos a este tipo de prática educativa. Serão apresentados alguns dados referentes a uma experiência realizada neste domínio desenvolvida no âmbito da disciplina de "Introdução às Tecnologias da Informação e comunicação na Educação", da Licenciatura em educação da Universidade do Minho. Focar-se-á a perspectiva dos alunos envolvidos neste experiência bem como alguns aspectos da interacção comunicacional verificada entre os diferentes intervenientes. serão também apresentados e discutidos os princípios metodológicos e pedagógicos subjacentes a esta abordagem relativa ao apoio à realização de trabalhos de grupo por alunos do ensino superior.
  • Promoção de comportamentos seguros na internet: um estudo de caso
    Publication . Gomes, Maria João; Valente, Luís; Dias, Paulo
    A Internet tem vindo a adquirir um espaço e importância crescentes no quotidiano educativo, lúdico e de convívio social de muitas crianças e jovens. Sendo indiscutível a importância de promover a melhoria das condições de acesso à Internet e o combate à infoexclusão, importa também ter em atenção a qualidade e relevância das competências a desenvolver. De facto, não basta ser um utilizador da Internet, importa ser um utilizador crítico e consciente. O reconhecimento da existência de riscos associados a usos impróprios, ilegítimos e ilegais da Internet, tem dado origem a iniciativas no sentido de sensibilizar e alertar pais, professores e outros educadores, bem com as próprias crianças e jovens para os cuidados e precauções a tomar no uso da Internet. Em Portugal, estas iniciativas tiveram uma das suas expressões mais significativas através da implementação do projecto SeguraNet (2004-2006), coordenado inicialmente pelo GIASE (Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo) do Ministério da Educação, e posteriormente pela equipa de missão CRIE, e do qual o Centro de Competência da Universidade do Minho (C.C.U.M.) foi parceiro. No âmbito do seu envolvimento no projecto SeguraNet, o C.C.U.M. levou a cabo um estudo de caso centrado na análise do processo de implementação de um conjunto de actividades visando a promoção de práticas seguras de utilização da Internet. O estudo focaliza-se nas actividades desenvolvidas por duas turmas do 4.º ano de escolaridade do “Agrupamento de Escolas de S. Gonçalo - Amarante” e na compreensão do impacto dessas actividades em outras turmas do agrupamento. É sobre a apresentação deste estudo e as principais conclusões/lições daí decorrentes que se desenvolverá este texto.