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- Guia para a preparação de provas com consultaPublication . Neves, Claudia; Barros, Daniela Melaré Vieira; Huet, Isabel; Henriques, SusanaPretende-se com este guia facultar aos docentes algumas considerações e recomendações para a preparação e realização de provas com consulta. Embora este tipo de avaliação seja comum nos cursos de 2º e 3º ciclo, é importante destacar alguns aspetos importantes sobre este tipo de avaliação que devem ser considerados na preparação dos enunciados das provas das Unidade Curriculares (UCs) de licenciatura. Importa clarificar que o presente guia não pretende ser exaustivo ou prescritivo. Antes, reúne e apresenta um conjunto de orientações destinadas aos docentes, no sentido de evidenciar os méritos das abordagens de avaliação com consulta e de descrever as principais questões a serem consideradas na preparação de enunciados das provas com consulta.
- The design and implementation of a pilot chatbot in distance educationPublication . Huet, Isabel; Casanova, Diogo; Figueiredo, Daniela; Rocio, Vitor; Barros, Daniela Melaré Vieira; Isaias, Pedro; Hoque, Tania TanzinEste artigo apresenta o design e a implementação de um chatbot em dois cursos de licenciatura numa Universidade de Ensino a Distância (EaD) em Portugal, utilizando um software de desenvolvimento de chatbots. O objetivo é abordar a seguinte questão de investigação: como pode um chatbot ajudar as equipas de coordenação de curso a gerir o crescente volume de pedidos de informação nos seus cursos de EaD? O artigo está dividido em duas partes. Na primeira parte, detalha-se o desenvolvimento de um chatbot utilizando o Melibo e descrevem-se os métodos empregues para criar a ferramenta. Na segunda parte, apresentam-se os resultados preliminares de um questionário administrado aos estudantes nesses dois programas, com o objetivo de recolher as suas perceções sobre o uso de chatbots como assistentes virtuais. Os resultados preliminares do questionário (n=119) indicam que, enquanto metade dos participantes está ciente do potencial dos chatbots, apenas um pequeno grupo os utilizou de facto. A maioria dos inquiridos manifesta concordância relativamente à capacidade dos chatbots em contribuir para o esclarecimento de dúvidas no âmbito das coordenações de cursos. Interrogados sobre a possibilidade de os estudantes recorrerem a assistentes virtuais como suporte às suas atividades académicas, 62% dos participantes revelaram-se favoráveis à ideia. Em contraste, 15% posicionaram-se contra a adoção desta ferramenta nos seus processos de aprendizagem.