Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- Formação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a práticaPublication . Machado, Jane do Carmo; Vasconcelos, Maria Celi Chaves; Oliveira, Nuno RicardoO presente artigo centra a discussão no tratamento dado por pesquisas recentes a políticas de formação inicial e continuada de professores, analisando como essas políticas articulam discurso e prática na perspectiva de melhoria das condições de trabalho e de desenvolvimento profissional dos professores, de modo a garantir a permanência de lutas e conquistas na carreira docente. A metodologia privilegiada é de natureza qualitativa e a interpretação dos dados é feita a partir de pressupostos teóricos, cujo diálogo remete aos estudos de Jenny Ozga sobre a investigação em políticas educacionais e aos de Bernadete Gatti e Marli André sobre a formação de professores. Os resultados sinalizam a necessidade de romper fragilidades e enfrentar desafios encontrados pelos professores na sua formação e trabalho docentes, assim como apresentam potencialidades a essa formação e trabalho quando consideradas as políticas educacionais instituídas/implementadas