Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Recursos educacionais abertos na UAb : a comunidade REA do Repositório Aberto
    Publication . Carvalho, Madalena
    Este trabalho apresenta o projeto Recursos Educacionais Abertos (REA) dos Serviços de Documentação da Universidade Aberta (Portugal). Para cumprir a sua missão e proporcionar o acesso a recursos e serviços de informação de qualidade para o desenvolvimento das atividades académicas e científicas e colaborar nos processos de criação, transmissão e valorização do conhecimento produzido na UAb, a Direção de Serviços de Documentação, submeteu à aprovação Reitoral, a proposta de criação de uma comunidade no Repositório Aberto, na qual, sob sua iniciativa e responsabilidade, fossem depositados documentos do acervo audiovisual da UAb. Criada no final do ano de 2015, a Comunidade Recursos Educacionais Abertos (REA) foi constituída com o objetivo de centralizar, dar visibilidade e promover o acesso e a reutilização de recursos educacionais, em formato digital, produzidos por autores da Universidade Aberta. Os recursos disponibilizados estão organizados em coleções temáticas e todos os conteúdos estão em acesso aberto. Este trabalho apresenta a comunidade REA e explica de que forma a mesma se legitima e enquadra no âmbito do alinhamento estratégico da UAb formalizado em quatro dimensões: Criatividade, inovação e qualidade na educação e formação; Orientação para a comunidade; Cooperação e desenvolvimento; Aposta na língua e cultura portuguesas.
  • Partilhar conhecimento em acesso aberto : a experiência do Campus Virtual da UAb
    Publication . Carvalho, Madalena; Cavique, Luís; Nobre, Ana
    Consideramos que os REAs se assumem como um pilar para o ensino/aprendizagem e são uma presença obrigatória na educação do futuro, ao promoverem a criatividade, valorizarem a essência humana e construírem uma inteligência coletiva. São uma inovação na forma de pensar e assegurar o acesso à sociedade do conhecimento, através da difusão de conteúdos, ferramentas livres, recursos de implementação e práticas que permitam que o profissional de educação guarde, reutilize e redistribua conteúdos de forma aberta e livre. A Universidade Aberta (UAb), instituição pública de Ensino a Distância e eLearning, pela sua vocação e natureza, utiliza nas suas atividades de ensino, as mais avançadas metodologias e tecnologias de ensino a distância orientadas para a educação sem fronteiras geográficas nem barreiras físicas. As práticas de aprendizagem desenvolvidas alicerçam-se na(s) rede(s) e no potencial desta(s) para a prossecução da aprendizagem e a construção do conhecimento. A UAb esforça-se por se manter na vanguarda das tecnologias emergentes e em conformidade com o seu alinhamento estratégico, tem desenvolvendo políticas e práticas efetivas de apoio e promoção do acesso aberto. Este trabalho aborda os subsistemas REA em atividade no Campus Virtual da UAb no ano de 2016: dois periódicos eletrónicos de acesso aberto - Revista de Ciências da Computação – RCC e a-REAeduca, e o Repositório Institucional - Repositório Aberto. Analisa-se o projeto, a sua implementação e a articulação entre os diferentes parceiros, mas também a sustentabilidade e potencialidades de desenvolvimento do mesmo no âmbito da atividade de uma universidade que considera que a sustentabilidade da sua missão e do seu projeto para a educação aberta e em rede na sociedade digital, tem na sua Política Institucional de Acesso Aberto, um dos principais instrumentos para a concretização do acesso livre à literatura e produção científica.