Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Partilhar conhecimento em acesso aberto : a experiência do Campus Virtual da UAbPublication . Carvalho, Madalena; Cavique, Luís; Nobre, AnaConsideramos que os REAs se assumem como um pilar para o ensino/aprendizagem e são uma presença obrigatória na educação do futuro, ao promoverem a criatividade, valorizarem a essência humana e construírem uma inteligência coletiva. São uma inovação na forma de pensar e assegurar o acesso à sociedade do conhecimento, através da difusão de conteúdos, ferramentas livres, recursos de implementação e práticas que permitam que o profissional de educação guarde, reutilize e redistribua conteúdos de forma aberta e livre. A Universidade Aberta (UAb), instituição pública de Ensino a Distância e eLearning, pela sua vocação e natureza, utiliza nas suas atividades de ensino, as mais avançadas metodologias e tecnologias de ensino a distância orientadas para a educação sem fronteiras geográficas nem barreiras físicas. As práticas de aprendizagem desenvolvidas alicerçam-se na(s) rede(s) e no potencial desta(s) para a prossecução da aprendizagem e a construção do conhecimento. A UAb esforça-se por se manter na vanguarda das tecnologias emergentes e em conformidade com o seu alinhamento estratégico, tem desenvolvendo políticas e práticas efetivas de apoio e promoção do acesso aberto. Este trabalho aborda os subsistemas REA em atividade no Campus Virtual da UAb no ano de 2016: dois periódicos eletrónicos de acesso aberto - Revista de Ciências da Computação – RCC e a-REAeduca, e o Repositório Institucional - Repositório Aberto. Analisa-se o projeto, a sua implementação e a articulação entre os diferentes parceiros, mas também a sustentabilidade e potencialidades de desenvolvimento do mesmo no âmbito da atividade de uma universidade que considera que a sustentabilidade da sua missão e do seu projeto para a educação aberta e em rede na sociedade digital, tem na sua Política Institucional de Acesso Aberto, um dos principais instrumentos para a concretização do acesso livre à literatura e produção científica.
- Garantir a qualidade dos recursos educacionais abertos: a prática da Universidade Aberta de PortugalPublication . Nobre, Ana; Carvalho, MadalenaA temática dos recursos educacionais abertos (REA) é da maior relevância para as instituições que desenvolvem ou pretendem desenvolver práticas educacionais abertas. Esta comunicação apresenta os mecanismos de aferição da qualidade implementados na Universidade Aberta de Portugal (UAb) para a criação e disponibilização de recursos educacionais abertos, de forma sistemática, através do seu Repositório Institucional. Nem todos os conteúdos educacionais disponibilizados na web podem ser considerados REA. Este trabalho analisa os referenciais concetuais bem como os procedimentos definidos na UAb para garantir a qualidade dos recursos educacionais que a Instituição disponibiliza como REA. Apresentam-se os objetivos estratégicos e operacionais do projeto. Referenciam-se as metodologias e os critérios de seleção e validação de conteúdos. Descrevem-se os mecanismos que permitem o envolvimento efetivo da Comunidade Académica da Universidade no sistema de produção de recursos. Analisa-se o Repositório Aberto como sistema de informação certificado que possibilita o workflow de depósito e validação de conteúdos, bem como a preservação digital a longo prazo. Evidencia-se a transparência dos processos e o modo como os conhecimentos e as competências dos diferentes stakeholders se articulam para garantir a qualidade dos conteúdos bem como a sustentabilidade do projeto.