Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • As tecnologias educacionais em rede à luz dos quatro pilares da educação: uma utopia global?
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Castrelas, Magda
    As Tecnologias Educacionais em Rede assumem na atualidade, por via do fenómeno da Globalização e da crise pandémica, uma relevância ímpar. Importa também destacar que estas tecnologias se assumem como elementos incontornáveis nos processos de ensino e aprendizagem, sobretudo como forma de os complementar, seja em regime totalmente virtual, a distância, seja em modalidade mista, ou híbrida. De facto, os ambientes virtuais de aprendizagem são hoje uma realidade presente em todos os níveis de ensino. Assim, neste capítulo, refletimos sobre o papel de tais tecnologias e ambientes, no campo educativo em geral, e, em particular, no contexto dos quatro pilares da Educação. Para o efeito, convocamos três relatórios da UNESCO – o Relatório Faure, o Relatório Delors e o Relatório Repensar a Educação –, que revisitamos, a par do conceito de utopia, centrando a nossa reflexão na Wikipédia, uma enciclopédia digital online, editada em contextos políticos e socioeconómicos diversos, na plataforma MediaWiki, de forma colaborativa. Tal reflexão, fundamentada nos nossos referenciais teóricos e nas nossas práticas, em diferentes cenários educacionais e de formação, permitem-nos continuar a defender a integração curricular da Wikipédia enquanto contributo para os desafios contemporâneos, agravados pela COVID-19, especialmente os desafios da educação num mundo globalizado e baseada numa utopia.