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  • O poder dos PechaKucha: pensar, criar e comunicar o trabalho académico-científico num curso online
    Publication . Spilker, Maria João; Nascimento, Lauriza; Morgado, Lina
    Este artigo pretende apresentar algumas reflexões sobre o formato PechaKucha, quando em aplicação no contexto educacional. A proposta de atividade, de natureza voluntária, deu-se no âmbito de duas edições da Conferência myMPeL e confirma-se como momento de “celebração da aprendizagem” do curso de Mestrado em Pedagogia do Elearning. Os estudantes do mestrado são incentivados a participar ativamente na conferência, sendo um dos objetivos a partilha de trabalhos representativos da aprendizagem, ocorrida ao longo do ano curricular do mestrado, como uma comunidade alargada. O formato de comunicações adotado prevê a apresentação de 20 diapositivos (slides) a cada 20 segundos, contendo os diapositivos, de preferência, imagens e palavras-chave. A realização da atividade foca, deste modo, a sua força inovadora, quer em nível do indivíduo aprendente, quer a nível institucional. A objetivação, portanto, é alcançar o melhoramento de capacidades de comunicação oral, o aprofundamento de temáticas em “apresentar aprendendo e aprender apresentando”. Consecutivamente, propiciar a aprendizagem entre pares (ou prática coletiva de aprendizagem), assente em natureza disruptiva, contextual e situada. Projeta, igualmente, a imprescindível requisição em estreitar a relação entre a comunicação oral, escrita e visual, usando as imagens que sustentam a mensagem ou que, alegoricamente, representam a mensagem oral. Os resultados, deste estudo de caso, foram prospetados através de inquérito online, posteriormente, deu-se a aferição, sistematização e tratamento e, encontram-se em apresentação neste trabalho investigativo.
  • Educação e mobilidade : perspectivas para integração de tecnologias móveis ao currículo
    Publication . Ribeiro, Renata Aquino; Spilker, Maria João; Mandaji, Monica dos Santos; Silva, Renata Kelly da; Terçariol, Adriana Aparecida de Lima
    O objetivo deste artigo é apresentar caminhos para o uso prático da mobilidade dentro e fora da sala de aula em contexto de educação formal e informal e visando o desenvolvimento profissional de professores e o aprendizado dos alunos. Examinaremos o uso de tablets, celulares e laptops, as diferenças entre os dispositivos móveis computacionais e seus principais acessórios, como, por exemplo: os mini-projetores. A base teórica para este artigo partiu da investigação sobre educação e mobilidade realizada de 2008 a 2012 nos Seminários Web Currículo, com apresentações de trabalhos de pesquisadores de educação e tecnologia de todo o Brasil. Como resultados da pesquisa, alguns recursos para a utilização pedagógica de dispositivos de computação móveis são recomendados, tais como: o uso de Bluetooth, tethering, HDMI e QR Codes em conjunto com os celulares, laptops e tablets na sala de aula e no espaço educacional em geral. Pontuamos ainda, a partir desta e outras experiências vivenciadas pelas pesquisadoras, o desenvolvimento de Projetos de Trabalho como proposta metodológica para o uso integrado destes recursos tecnológicos ao currículo.
  • Conferências como ambientes de aprendizagem: o caso da experiência do curso de Mestrado em Pedagogia do Elearning
    Publication . Spilker, Maria João; Silva, Maria Paula; Morgado, Lina
    Este artigo descreve uma atividade extracurricular, inovadora, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning (MPeL), da Universidade Aberta (UAb), Portugal, que consistiu em propor aos estudantes da 4.ª edição do mestrado um projeto de trabalho que consubstanciasse a participação ativa na conceção, organização e realização da segunda edição da Conferência myMPeL. Este evento é considerado como um momento extracurricular de confraternização. O artigo expõe um recorte dos resultados de um estudo de caso realizado sobre a Conferência myMPeL, 2011 para analisar a perceção da participação dos mestrandos no evento, com a finalidade de dar um contributo para a melhoria da organização de futuras edições da conferência do MPeL. Para o efeito foi aplicado aos participantes do myMPeL, 2011 um inquérito por questionário online. Os resultados encontrados apontaram para a capacidade de um evento deste tipo permitir a consolidação e/ou desenvolvimento de competências essenciais na Sociedade Digital e em Rede e, em especial, no mundo académico, tais como: desenvolvimento de trabalho colaborativo online; proficiência no manuseamento das Tecnologias de Informação e Comunicação; seleção adequada de ferramentas e serviços da Web para suporte e promoção da aprendizagem, coletiva e individual. As autoras avaliam como muito pertinente o estudo aprofundado da utilização de ferramentas e ambientes emergente da Web 2.0, utilizadas em todas as fases da conferência (conceção, preparação, realização, e follow up), como fatores potenciadores do grau de satisfação por parte de todos os intervenientes do evento. Conclui-se que a conferência myMPeL se confirmou como espaço de aprendizagem, permitindo a construção de conhecimentos, desenvolvimento de competências, momentos de socialização entre colegas de mestrado e entre estudantes e docentes, e a abertura do MPeL a uma comunidade de profissionais interessados na Educação a Distância e Elearning.
  • O Moodle como ambiente facilitador da inclusão e literacia digital: a experiência de uma comunidade de aprendizagem
    Publication . Spilker, Maria João; Filho, Athail Rangel Pulino; Orofino, Ana; Santos, Edilson Duarte dos; Zabotto, Regina; Silva, Siony
    Tendo como pano de fundo a iniciativa Moodle Brasil. Net, projeto pensado e implementado em novembro de 2006, este trabalho apresenta reflexões sobre as experiências e vivências de uma comunidade de aprendizagem com o foco no debate sobre a inclusão digital e as tecnologias da informação e comunicação aplicadas. Aborda, assim, uma temática atual e pertinente sobretudo no que concerne a aprendizagem contínua e ao longo da vida, tanto a nível profissional como a nível do desenvolvimento pessoal. Neste artigo apresentamos um estudo de caso, no qual foi realizado um inquérito aos membros da comunidade com o objetivo de compreender de que forma a comunidade promoveu a inclusão e literacia digital dos seus membros. Os resultados obtidos confirmam o potencial da referida comunidade de aprendizagem como espaço que fomenta, inicialmente, a inclusão no mundo digital e que abre espaço para uma evolução em direção de uma comunidade de prática(s) na qual a literacia digital é, através dos impulsos dos membros, constantemente alargada, indo ao encontro das necessidades de cada um dos membros e da comunidade como um todo.
  • III Colóquio luso-brasileiro de educação a distância e elearning
    Publication . Amante, Lúcia; Mendes, António Quintas; Barros, Daniela Melaré Vieira; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Spilker, Maria João
    O livro de atas do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, realizado em Lisboa em dezembro de 2013, reúne um vasto conjunto de comunicações apresentadas no evento e que se distribuem por 10 grandes temas a saber: EaD e Políticas educativas; Boas Práticas em Educação Online; Modelos e Processos Pedagógicos em Educação online; Web 2.0 e tecnologias emergentes; Pedagogias emergentes (PLEs, MOOCs, REAs, …); Realidade Virtual em EaD; Jogos e gamification em EaD; Mobile Learning; EaD e Inclusão Digital e Avaliação em contextos online.