Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuroPublication . Nascimento, Lauriza; Leal, Maria; Spilker, Maria João; Morgado, LinaEste trabalho apresenta um estudo de caso em fase preliminar. Parte-se da hipótese de que a tutoria em Educação a Distância e e-Learning, no Ensino Superior, é baseada em modelos pedagógicos e organizacionais e leva a práticas diferenciadas, as quais exigem habilidades e competências específicas do e-Tutor (Tutor em cursos on-line). Apresenta-se a abordagem temática e pedagógica de um curso destinado a professores, tutores e formadores. Para recolha de dados sobre o grau de satisfação com o curso e a percepção dos formandos sobre o sucesso da aprendizagem, foi aplicado um questionário e realizada uma análise dos mapas conceituais digitais criados pelos participantes do curso. A pesquisa tem como objetivo contribuir para o debate sobre modelos e práticas atuais e futuras de tutoria em educação a distância e para a melhoria das futuras edições do curso. Os resultados indicam que o curso (objetivos, metodologia e currículo) corresponde, em grande parte, às expectativas dos participantes e exigências acadêmicas. Conclui-se que é importante aprofundar o conhecimento na área de modelos de tutoria e práticas, bem como, o papel e as funções a desempenhar pelos professores, atores que enfrentam desafios colocados pelas tecnologias emergentes e pedagogias contemporâneas.
- Mov2EAD. Move to distance education: emergency teaching & digital transformation in higher educationPublication . Morgado, Lina; Paiva, Ana; Paz, João; Loureiro, Ana; Runa, Ana; Afonso, Ana Paula; Seco, Carlos; Pereira, Hugo; Mendes, Elizabeth; Messias, Inês; Vieira, Márcia de Freitas; Rocha, Maria Antonieta; Spilker, Maria João; Oliveira, Nuno Ricardo; Cardoso, PaulaThe project MOv2EAD- Move to Distance Education: Emergency Teaching & Digital Transformation in Higher Education is a project integrated in Laboratory of Distance Education and eLearning (https://lead.uab.pt/mov2ead) started in the heart of the pandemic and with the involvement of 8 Portuguese public and private higher education institutions. Its goal was to understand the experiences of HE teachers and students and the digital transition of face to face teaching to Distance Learning (DL) during the pandemic and post-pandemic period. The results gathered a robust overview of the pandemics experience and relevant indicators to enhance the digital transformation of the HEIs involved. It also helped to develop new inter-institutional cooperation and produced several publication outputs and transformational actions in institutions.