Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Conferências como ambientes de aprendizagem: o caso da experiência do curso de Mestrado em Pedagogia do Elearning
    Publication . Spilker, Maria João; Silva, Maria Paula; Morgado, Lina
    Este artigo descreve uma atividade extracurricular, inovadora, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning (MPeL), da Universidade Aberta (UAb), Portugal, que consistiu em propor aos estudantes da 4.ª edição do mestrado um projeto de trabalho que consubstanciasse a participação ativa na conceção, organização e realização da segunda edição da Conferência myMPeL. Este evento é considerado como um momento extracurricular de confraternização. O artigo expõe um recorte dos resultados de um estudo de caso realizado sobre a Conferência myMPeL, 2011 para analisar a perceção da participação dos mestrandos no evento, com a finalidade de dar um contributo para a melhoria da organização de futuras edições da conferência do MPeL. Para o efeito foi aplicado aos participantes do myMPeL, 2011 um inquérito por questionário online. Os resultados encontrados apontaram para a capacidade de um evento deste tipo permitir a consolidação e/ou desenvolvimento de competências essenciais na Sociedade Digital e em Rede e, em especial, no mundo académico, tais como: desenvolvimento de trabalho colaborativo online; proficiência no manuseamento das Tecnologias de Informação e Comunicação; seleção adequada de ferramentas e serviços da Web para suporte e promoção da aprendizagem, coletiva e individual. As autoras avaliam como muito pertinente o estudo aprofundado da utilização de ferramentas e ambientes emergente da Web 2.0, utilizadas em todas as fases da conferência (conceção, preparação, realização, e follow up), como fatores potenciadores do grau de satisfação por parte de todos os intervenientes do evento. Conclui-se que a conferência myMPeL se confirmou como espaço de aprendizagem, permitindo a construção de conhecimentos, desenvolvimento de competências, momentos de socialização entre colegas de mestrado e entre estudantes e docentes, e a abertura do MPeL a uma comunidade de profissionais interessados na Educação a Distância e Elearning.
  • The use of web 2.0 tools to design a conference 2.0: a case study In online higher education
    Publication . Spilker, Maria João; Morgado, Lina
    Although the submission of papers and participation in academic conferences may be seen as a routine or even a mandatory task, especially when envisioning an academic career, there is little research in the area (de Vries & Pieters, 2007; Jacobs & McFarlane, 2005). Conferences can be an opportunity to learn, through sharing and knowledge construction. Their designed can stimulate the development of communities of practice (Wenger, 1998) and digital habits within communities and networks (Wenger, White, & Smith, 2009) and constitute the ideal vehicle to formal and informal learning and knowledge management (Wenger, McDermott, & Snyder, 2002). Conferences facilitate and enhance the creation of networks, they enable opportunities for informal learning and offer moments of socialization (Siemens, Tittenberger, & Anderson, 2008). Authors like Weller (2011) summarize the functions of a conference as follow: knowledge sharing, validation, networking, recognition and socializing.In this presentation we discuss a case study about the conference myMPeL, an annual conference organized and held from and for the learning community of an online master’s program.