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  • O poder dos PechaKucha: pensar, criar e comunicar o trabalho académico-científico num curso online
    Publication . Spilker, Maria João; Nascimento, Lauriza; Morgado, Lina
    Este artigo pretende apresentar algumas reflexões sobre o formato PechaKucha, quando em aplicação no contexto educacional. A proposta de atividade, de natureza voluntária, deu-se no âmbito de duas edições da Conferência myMPeL e confirma-se como momento de “celebração da aprendizagem” do curso de Mestrado em Pedagogia do Elearning. Os estudantes do mestrado são incentivados a participar ativamente na conferência, sendo um dos objetivos a partilha de trabalhos representativos da aprendizagem, ocorrida ao longo do ano curricular do mestrado, como uma comunidade alargada. O formato de comunicações adotado prevê a apresentação de 20 diapositivos (slides) a cada 20 segundos, contendo os diapositivos, de preferência, imagens e palavras-chave. A realização da atividade foca, deste modo, a sua força inovadora, quer em nível do indivíduo aprendente, quer a nível institucional. A objetivação, portanto, é alcançar o melhoramento de capacidades de comunicação oral, o aprofundamento de temáticas em “apresentar aprendendo e aprender apresentando”. Consecutivamente, propiciar a aprendizagem entre pares (ou prática coletiva de aprendizagem), assente em natureza disruptiva, contextual e situada. Projeta, igualmente, a imprescindível requisição em estreitar a relação entre a comunicação oral, escrita e visual, usando as imagens que sustentam a mensagem ou que, alegoricamente, representam a mensagem oral. Os resultados, deste estudo de caso, foram prospetados através de inquérito online, posteriormente, deu-se a aferição, sistematização e tratamento e, encontram-se em apresentação neste trabalho investigativo.
  • Conferências como ambientes de aprendizagem: o caso da experiência do curso de Mestrado em Pedagogia do Elearning
    Publication . Spilker, Maria João; Silva, Maria Paula; Morgado, Lina
    Este artigo descreve uma atividade extracurricular, inovadora, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning (MPeL), da Universidade Aberta (UAb), Portugal, que consistiu em propor aos estudantes da 4.ª edição do mestrado um projeto de trabalho que consubstanciasse a participação ativa na conceção, organização e realização da segunda edição da Conferência myMPeL. Este evento é considerado como um momento extracurricular de confraternização. O artigo expõe um recorte dos resultados de um estudo de caso realizado sobre a Conferência myMPeL, 2011 para analisar a perceção da participação dos mestrandos no evento, com a finalidade de dar um contributo para a melhoria da organização de futuras edições da conferência do MPeL. Para o efeito foi aplicado aos participantes do myMPeL, 2011 um inquérito por questionário online. Os resultados encontrados apontaram para a capacidade de um evento deste tipo permitir a consolidação e/ou desenvolvimento de competências essenciais na Sociedade Digital e em Rede e, em especial, no mundo académico, tais como: desenvolvimento de trabalho colaborativo online; proficiência no manuseamento das Tecnologias de Informação e Comunicação; seleção adequada de ferramentas e serviços da Web para suporte e promoção da aprendizagem, coletiva e individual. As autoras avaliam como muito pertinente o estudo aprofundado da utilização de ferramentas e ambientes emergente da Web 2.0, utilizadas em todas as fases da conferência (conceção, preparação, realização, e follow up), como fatores potenciadores do grau de satisfação por parte de todos os intervenientes do evento. Conclui-se que a conferência myMPeL se confirmou como espaço de aprendizagem, permitindo a construção de conhecimentos, desenvolvimento de competências, momentos de socialização entre colegas de mestrado e entre estudantes e docentes, e a abertura do MPeL a uma comunidade de profissionais interessados na Educação a Distância e Elearning.