Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Em (Re)Construção: um programa de pesquisa sociológica sobre os modos de dominação e as estratégias de reprodução social na indústria da construçãoPublication . Pereira, Virgílio Borges; Monteiro, Bruno; Almeida, Carla Aurélia de; Galhano, Laura; Rodrigues, VanessaO presente capítulo estabelece as coordenadas de um programa multidisciplinar de investigação sociológica que privilegia também contributos analíticos da Linguística e da Sociolinguística Interacional. Ao promover um programa de conhecimentos alicerçado na relação que os agentes sociais estabelecem entre si e com as instituições, a pesquisa implementada num sector específico da atividade económica como o da indústria da construção deu grande relevância às produções discursivas. O presente capítulo estabelece as condições de mobilização, nos planos teórico e metodológico, dos contributos das diferentes disciplinas, incluindo a Linguística e a Sociolinguística Interacional.
- Azares, riscos e culpas: representações sobre o operário da construção civil acidentado na imprensa portuguesa (1996-2017)Publication . Monteiro, Bruno; Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus de 1218 notícias recolhidas no arquivo do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção e Madeiras, Mármores e Pedreiras, Cerâmicas e Materiais de Construção de Portugal, num período temporal entre 1996 e 2017, no presente texto, procedemos a uma crítica sociológica em combinação com uma análise semântica e pragmática dos discursos produzidos a respeito de casos singulares de acidentes de trabalho. O levantamento das estratégias discursivas mobilizadas por diferentes agentes que apresentam uma pluralidade de perspetivas sobre os acidentes de trabalho (representantes patronais e empresários, sindicalistas, colegas de trabalho ou familiares, inspetores de trabalho e técnicos de segurança, entre outros) permite compreender a organização e o funcionamento destes discursos. Detetámos, assim, três importantes operadores de explicação e de imputação dos acidentes de trabalho: o azar, o risco e a culpa. Embora trazidos com prioridade por distintos interlocutores, estas noções concentram uma nuvem de significados que pode ser perspetivada com mais detalhe mediante a análise linguística do seu uso em contexto discursivo.
- Azares, riscos e culpas: representações sobre os acidentes de trabalho da construção civil na imprensa portuguesa (1996-2017)Publication . Monteiro, Bruno; Almeida, Carla Aurélia deNo presente texto, analisamos o modo como nas notícias da imprensa portuguesa se constroem e transformam as representações sobre os acidentes de trabalho na construção civil. A partir da sua vinculação a uma pluralidade de perspetivas, tenta-se compreender as estratégias discursivas aqui mobilizadas. Tendo por base um corpus de 1218 notícias coletadas num arquivo sindical, para um período temporal compreendido entre 1996-2017, procedemos a uma crítica sociológica em combinação com uma análise semântica e pragmática dos discursos produzidos.