Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos
    Publication . Santos, José Rui; Henriques, Susana
    Numa investigação as opções metodológicas tomam-se em função do seu objeto, dos seus objetivos e de muitos outros diferentes fatores, nem todos com o mesmo grau de importância para o investigador e para a própria investigação. Fatores como a extensão do estudo, o seu custo e o tempo disponível para a sua realização são, não raras vezes, determinantes nas opções tomadas. O inquérito por questionário é uma técnica de recolha de dados que pode ser a solução por excelência nessas alturas. Com um comportamento camaleónico, adaptável às diferentes metodologias, cujo nível de resultados não depende de si mesmo, mas, sim, da forma como é construído pelo investigador, o inquérito por questionário, enquanto instrumento de recolha de dados, tem como principal fator atrativo o facto de gastar o mesmo tempo seja qual for o tamanho da amostra. De carácter teórico e descritivo, baseado no estado da arte e nas impressões retiradas dos trabalhos investigativos dos seus autores, este trabalho, que não tem qualquer tipo de pretensões de exaustividade quer na descrição quer na reflexão efetuadas, tem como objetivo contribuir para uma sistematização dos aspetos ligados à conceção de um inquérito por questionário, especialmente orientado para o estudo de contextos educativos.