Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- A complexidade do pensamento matemático e a qualidade das aprendizagens: avaliação por portfólio e mapas conceptuaisPublication . Santos, Fernando Luís; Paz, JoãoA avaliação por intermédio de portfólio introduz um método aberto que permite o desenvolvimento de capacidades matemáticas de alunos com reconhecidas lacunas nesta área científica e, ao mesmo tempo, permite que alunos com menos dificuldades as desenvolvam ainda mais. Este estudo analisa o processo de elaboração de um dos tópicos de um portfólio integrando duas unidades curriculares da licenciatura em Educação Básica numa Escola Superior de Educação. A utilização de mapas conceptuais (ou mentais), nomeadamente em suporte digital permite, o desenvolvimento, mas também a avaliação, da complexidade do pensamento, neste caso, do pensamento matemático. Foram analisados vários conflitos cognitivos no sentido de uma bifurcação proceptual sugerindo que a exploração de atividades matemáticas recorrendo a estes instrumentos prepara os futuros educadores e professores de forma adequada, alargando o seu conhecimento científico e didático, através do seu envolvimento em atividades abertas e menos estruturadas.