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  • Mobile learning e educação em línguas: proposta de taxonomia para características de aplicações educativas
    Publication . Pombo, Candida; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    A revolução digital, alinhada às transformações sociais ocorridas nas últimas décadas, consubstancia conceitos, tais como m-learning, ulearning, mobile gaming, mobile blogging, os quais entretecem na sociedade do conhecimento e da globalização. Numa era de permanente transformação tecnológica, a educação em línguas estrangeiras, sobretudo em Inglês, língua franca da globalização, realizada com recurso ao m-learning transformou-se numa riqueza incomensurável. Neste contexto, pesquisámos três eixos estruturantes subjacentes à nossa problemática: o conceito de “mobilidade”, a aprendizagem de Línguas com recurso à tecnologia móvel e pedagogia móvel e aplicações digitais que a viabilizam, tendo sempre em mente a abordagem comunicativa de ensino-aprendizagem de Línguas e respetivas competências. O resultado desta pesquisa está na génese de uma proposta de Taxonomia, contendo características das aplicações para atividades de aprendizagem realizadas com recurso ao m-learning. Por forma a validar esta proposta de taxonomia, realizamos um mapeamento nas atas do Encontro Jogos e Mobile Learning 2014, em todos os artigos (comunicações, posters e workshops), cujos títulos e/ou palavras-chave referem “m-learning”, “mobile-learning”, “dispositivos móveis”, “Apps”, “aplicações” (em qualquer idioma), com o objetivo de averiguar se os resultados obtidos nos estudos analisados estão em consonância com a taxonomia proposta. Dado o vastíssimo número de artigos e uma vez que a nossa investigação se centra no Ensino Superior, cingimos a pesquisa não só aplicando os filtros atrás mencionados, mas também os seguintes critérios: m-learning + Línguas/ Inglês; m-learning + Ensino Superior; m-learning + Leitura e Literacias, m-learning + Jogos no Ensino Superior. Este estudo exploratório e interpretativo (cf. Cardoso et al, 2010:36) permitiu validar a Taxonomia proposta, o qual poderá ter replicabilidade e funcionar como uma checklist no desenho de atividades de aprendizagem com recurso ao m-learning.