Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Microsoft Teams como inovação científico-pedagógica: um projeto de educação e formaçãoPublication . Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaCom a passagem ao Ensino Remoto Emergencial, aquando da quarentena, testemunhámos que parte da comunidade educativa foi envolvida numa experiência de e-Learning sem a preparação prévia ideal. Apesar de difícil, e de expor diversas fragilidades, notou-se, porém, um grande dinamismo na superação das dificuldades associadas, e que vieram a constituir uma parte importante do nosso diagnóstico. Este está integrado num trabalho de projeto que tem como objetivos atender às necessidades de formação que muitos professores revelaram na sua adaptação ao Ensino a Distância e dar continuidade à qualificação do corpo docente encetada no arquipélago dos Açores, seguindo os desígnios da Secretaria Regional da Educação e Cultura. Assim, começamos por fundamentar e enquadrar teoricamente a escolha do nosso tema de investigação, a qual pretende responder à questão “Que práticas formativas e pedagógicas colaborativas podem ser implementadas com recurso ao eLearning?”. Metodologicamente suportámos o nosso trabalho na metodologia de projeto que, para além do diagnóstico, integra as fases de planeamento, execução e avaliação; o presente artigo está focado na fase de diagnóstico. Esta fase apresenta-se como a génese de todo o projeto e, por tal, deve encerrar um conjunto de procedimentos para que na realidade possa cumprir os objetivos a que se propõe. Nesta fase, os contactos preliminares e os dados recolhidos através de um inquérito por questionário permitiram informar todas as restantes fases, incluindo o desenho e a implementação de uma ação de formação para professores do Ensino Básico e Secundário na ilha de São Miguel, criada com a finalidade específica de integrar a plataforma digital Microsoft Teams nas suas práticas letivas. Evidenciamos, neste recorte, com base na análise estatística e na análise de conteúdo dos dados da fase de diagnóstico do nosso trabalho de projeto, nomeadamente do questionário aplicado, que foi possível identificar como pertinente a referida formação, por nós criada, e posteriormente implementada, por ter sido considerada necessária, quer como forma de fazer face ao Ensino Remoto de Emergência, quer como forma de contribuir para novas realidades que integram as Tecnologias de Informação e Comunicação.
- Microsoft Teams as a pedagogical innovation triggered during an emergency remote learning contextPublication . Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaThe adoption of educational practices that favour digital competencies are closely connected to several education projects and their vision of a 21st century pupil, as a member of a networked society. Accordingly, the teacher should be a catalysing agent and have a guidance role in the teaching/learning processes. With the adoption of emergency remote learning, mandatory during the COVID-19 quarantine, we witnessed that part of the teaching community was involved in an eLearning experience without the adequate preparation. Even though it was undoubtedly a hard and complex process, it also showed great endeavours in overcoming the difficulties associated to such a rapid change. In this context, we developed a project thought as contributing to provide an answer to the needs of training that many teachers revealed, within the agenda of the Regional Secretary of Education, namely of qualifying the Azorean teachers, a priority even more acute during the pandemic. Our research theme, driven by the question “How can Microsoft Teams be a pedagogical innovation?”, is theoretically sustained by references to the development of digital competences and literacies, and the process of digital transition of the classroom within the modernization of the school system. Methodologically, we support our work in the project methodology that, in addition to the diagnosis, integrates the planning, execution and evaluation phases. We will focus on the diagnosis phase, which is perceived as the genesis of the entire project; therefore, it must include a set of procedures, to meet and monitor the goals set. At this stage, the preliminary contacts and the data collected through a questionnaire survey will frame all the remaining phases, that is, the planning and execution of a training action for teachers of Basic and Secondary Education on the island of São Miguel (Azores, Portugal), created with the specific purpose of integrating the Microsoft Teams digital platform into their teaching practices. Ultimately, we hope to be addressing the teachers’ professional development, in a collaborative and inclusive training environment, supporting them to tackle not only the technical and technological aspects, but also the pedagogical challenges imposed by eLearning scenarios, including (but not exclusive to) those of emergency remote teaching and learning.