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  • A internet na formação inicial de professores: um estudo em pesquisa da informação
    Publication . Paiva, Ana Maria Videira; Teodoro, Vítor
    O espaço ocupado pelas redes digitais na construção do nosso ambiente quotidiano informativo e comunicacional tem acentuado as exigências de transformação da escola e da educação. Aos professores é exigido que guiem os alunos no uso destes instrumentos para representar conhecimento e criar projectos pessoais. São competências complexas que conduzem a mudanças nos processos de formação inicial de professores e, simultaneamente, encaminham no sentido de pensar a educação como um processo ao longo da vida. A Web tem sido especialmente catalisadora desta necessidade de mudança, dada a autonomia no acesso directo a fontes informativas que podem tornar-se potenciais fontes de conhecimento, caso os alunos desenvolvam competências cognitivas adequadas ao uso, selecção e gestão dos recursos acedidos. O presente trabalho foi desenhado com o objectivo central de avaliar a influência de uma formação na aprendizagem de competências em pesquisa da informação em ambiente Web. Realizaram-se dois estudos envolvendo estudantes universitários futuros professores, de cinco cursos nas áreas disciplinares de Ciências, Línguas e Informática. O primeiro estudo, de carácter descritivo, tinha como objectivos caracterizar o uso do computador e da Internet pelos participantes, conhecer as suas estratégias de aprendizagem preferidas na iniciação ao seu uso e a auto avaliação de competências; esta informação era necessária para seleccionar os participantes no segundo estudo. Participaram 118 estudantes que responderam a um questionário aplicado em situação de sala de aula. De acordo com os resultados obtidos, (1) a utilização do computador denota principalmente um perfil de uso semanal, associado fundamentalmente ao processador de texto e folha de cálculo. (2) Já a utilização da Internet registou uma utilização significativamente mais baixa; as actividades características foram as de pesquisa temática, seguindo-se o uso do e-mail. (3) Em geral, os estudantes auto-avaliaram-se como menos competentes nas actividades relacionadas com o uso da informação. (4) Na iniciação ao uso do computador e da Internet, evidenciaram a preferência por aprender com o apoio de alguém mais experiente e por tentativa e erro. Com base nos resultados do Estudo1 foi então possível seleccionar os participantes a integrar no estudo dois. Este segundo estudo, de carácter quase experimental, teve como objectivo analisar a influência da formação no desempenho em pesquisa na Web em utilizadores com diferentes níveis de experiência. Seleccionaram-se 52 estudantes com experiência de uso da Internet que foram distribuídos por quatro grupos segundo as variáveis formação e experiência no uso da Internet. Foi realizada uma formação presencial suportada em ambiente Web, na qual participaram metade dos utilizadores, e todos participaram numa sessão para pesquisarem informação na Web, para a qual foi construída uma situação-problema composta por nove tarefas que serviram para estudar os seus desempenhos em pesquisa. Os resultados obtidos evidenciaram um efeito cumulativo da experiência e da formação Os sujeitos Experientes com formação obtiveram sempre resultados superiores, seguindo-se, por ordem decrescente de sucesso nas tarefas, os Experientes sem formação, os Não experientes com formação e os Não experientes sem formação. A formação influenciou positivamente o desempenho em pesquisa na Web, mas este efeito afectou de forma diferente os participantes, dependendo do seu nível de experiência no uso da Internet. Efectivamente, a formação contribuíu para os estudantes não experientes desenvolverem competências que aproximaram os seus níveis de desempenho aos de sujeitos experientes que não receberam formação. A formação pareceu também introduzir uma homogeneização e melhoria nas competências de pesquisa dos sujeitos experientes, ainda que não significativa estatisticamente. Os resultados dos dois estudos suscitam algumas implicações essenciais. O acesso à informação mediado pela Web tem um grau de dificuldade superior ao colocado pelas „tradicionais‟ fontes informativas, conduzindo à necessidade de reflectir sobre como é realizada a formação inicial de professores em TIC no contexto universitário, bem como conhecer as suas implicações na futura utilização em contextos de prática pedagógica. A diversidade de desempenhos dos participantes na resolução das tarefas da situação-problema de pesquisa de informação na Internet sublinha a importância de aprender modos e acções capazes de suportar uma pesquisa eficaz. A formação – concebida como situação de aprendizagem de utilização da Web, baseada na experimentação e avaliada positivamente pelos participantes – revelou-se especialmente útil para utilizadores menos experientes, afigurando-se adequado promover este tipo de formação numa modalidade que possibilite aos estudantes universitários realizarem-na em simultâneo aos cursos nos quais ingressaram.