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  • A problemática receção de filmes "antiguerra"dos anos 60/70 em Portugal
    Publication . Bär, Gerald
    Esta pequena retrospetiva sobre a receção problemática de vários filmes rotulados ‘antiguerra’ e produções que tematizam a revolta estudantil no final dos anos 60 baseia-se no meu artigo ‘The Subversive and the Sublime: Aspects of the British, German and Portuguese Critical Reception of ‘Anti- War’ Films in the Aftermath of May ’68’, publicado no livro Plots of War. Modern Narratives of Conflict (org. Isabel Capeloa Gil e Adriana Martins, 2012). A minha abordagem junta intencionalmente duas temáticas e dois géneros cinematográficos, porque os filmes sobre a juventude rebelde escolhidos apresentam em muitos casos também atitudes ‘antiguerra’ direcionadas contra a geração dos pais que foi responsável pelos conflitos armados.
  • Portugal e os filmes ‘Antiguerra’ em tempos de revolta estudantil
    Publication . Bär, Gerald
    Esta pequena retrospetiva sobre a receção problemática de vários filmes rotulados ‘antiguerra’ e produções que tematizam a revolta estudantil no final dos anos 60 baseia-se no meu artigo ‘The Subversive and the Sublime: Aspects of the British, German and Portuguese Critical Reception of ‘Anti-War’Films in the Aftermath of May ’68’, publicado no livro Plots of War. Modern Narratives of Conflict (org. Isabel Capeloa Gil e Adriana Martins, 2012). A minha abordagem junta intencionalmente duas temáticas e dois géneros cinematográficos, porque os filmes sobre a juventude rebelde escolhidos apresentam em muitos casos também atitudes ‘antiguerra’ direcionadas contra a geração dos pais que foi responsável pelos conflitos armados.
  • Grosses Kino: o cinema mudo alemão em Portugal
    Publication . Bär, Gerald
    O objetivo principal deste livro é documentar e analisar a receção do cinema mudo de expressão alemã em Portugal desde o surgimento da sétima arte até ao aparecimento e implementação do filme sonoro no início da década dos anos 30. Além de aspetos estéticos e teóricos, investigam-se os fatores históricos, políticos, económicos e tecnológicos que determinaram a importação e distribuição das películas em apreço. Esta primeira apresentação de largo espectro da crítica cinematográfica portuguesa da época fornece uma base para posteriores estudos complementares e transdisciplinares. A abordagem foca o papel da imprensa especializada portuguesa como instrumento que registou e influenciou processos de seleção e a receção da produção cinematográfica alemã, austríaca e suíça em Portugal.