Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Desafios da inovação curricular: perspetivas de professores veteranos
    Publication . Torres, Ana Cristina; Mouraz, Ana; Monteiro, Angélica
    O acentuado envelhecimento docente em Portugal tem sido reconhecido como um dos obstáculos à mudança do paradigma educacional com que muitos sistemas educativos europeus estão comprometidos. As crescentes diferenças geracionais entre professores e alunos, as constantes pressões para a utilização educativa das tecnologias e a intensificação do trabalho docente têm contribuído para algum sentimento de ineficácia do trabalho curricular e um certo desencanto profissional em muitos professores. Neste contexto, o projeto REKINDLE+50 trabalhou com professores veteranos procurando potenciar a relação entre a sua agência curricular e as práticas de ensino pelo recurso a tecnologias digitais, com vista à promoção de um (re)encantamento profissional através da inovação curricular. Este texto analisa perspetivas de professores veteranos sobre os desafios da inovação curricular pelo uso de tecnologias, incluindo práticas, riscos percebidos, obstáculos e estratégias de superação que identificam na sua agência perante a inovação curricular. Assumindo uma metodologia qualitativa de cariz interpretativo, foi realizada uma análise de conteúdo aos murais em padlet e às reflexões individuais de 36 professores que participaram num curso de formação, organizado no âmbito do projeto, bem como às transcrições de três grupos de discussão focalizada. Desta análise constatou-se que a agência curricular de professores veteranos é potenciada por práticas de inovação pelas tecnologias, sobretudo quando percebem a sustentabilidade dessas práticas e os efeitos das mesmas numa participação mais ativa dos alunos nas atividades de ensino e na melhoria das suas aprendizagens.
  • Veteran teachers and the challenges of curriculum innovation
    Publication . Mouraz, Ana; Lopes, Amélia; Morgado, José Carlos; Torres, Ana Cristina
    The question that underlies this text is to think about the professional re-enchantment of veteran teachers in the context of a project that aimed to promote ICT as a vehicle for improving curriculum agency among these professionals, diminishing the intergenerational gap they face in their classrooms and in their schools. Rekindle+50 – Digital migrations and curricular innovation: giving new meaning to experience and rekindle teaching profession after 50, is a project that invested in an idea of training for professional development that aims to place teachers and their curricular decisions, assisted by ICT devices, at the heart of the training action. The chapter provides an overview concerning discourses about innovation, curriculum and technologies that challenge veteran teachers in Portugal, describes, briefly, the Rekindle+50 project in its attempt to study the conditions of professional re-enchantement of veteran teachers, and presents the preliminary results of the project.