Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • A avaliação das aprendizagens em língua estrangeira em ambientes virtuais:práticas e reflexões na Universidade Aberta
    Publication . Martins, Margarida; Marques, Isabelle Simões; Göttsche, Katja; Setién, Ana
    Os cursos de 1.º ciclo em língua estrangeira da Universidade Aberta caracterizam-se por oferecer aos estudantes um alto grau de flexibilidade e versatili-dade na gestão do conteúdo, dos materiais e do próprio estudo na plataforma Moodle. De acordo com o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta, o ensino-aprendizagem em ambientes virtuais baseia-se no princípio da aprendizagem centrada no estudante, bem como na promoção da autonomia e na interação multidirecional. Como docentes de língua estrangeira, estamos cientes de que os processos de ava-liação são caracterizados por uma série de particularidades motivadas pelo contexto de aprendizagem. Neste trabalho pretendemos descrever o modelo de avaliação das Unidades Curriculares (UC) de Língua Estrangeira na Universidade Aberta, bem como as alterações e práticas pedagógicas implementadas nas mesmas com o objetivo de tornar a avaliação o mais formativa e expressiva possível. Existe a necessidade de integrar de forma coerente, fluida e produtiva todos os elementos que fazem parte do processo de aquisição de uma língua estrangeira no ensino a distância, respeitando o modelo pedagógico, que defende uma avaliação contínua e formativa nas UC de língua estrangeira. Além disso, as docentes pretendem, com a implementação dessas práticas, promover a consolidação da comunidade de aprendizagem que garanta a durabilidade do conteúdo assimilado.
  • Projeto Pedagógico-Científico Inglês C1
    Publication . Martins, Margarida
    O Projeto Pedagógico-Científico Inglês C1 apresenta um modelo para o ensino das disciplinas de Inglês na Universidade Aberta com o exemplo de Inglês VI. O modelo apresentado neste projeto baseia-se nos princípios do Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta para o ensino de língua estrangeira em regime de e-learning. Os objetivos pedagógicos da disciplina são de aprofundar os conhecimentos e estimular a utilização da língua Inglesa em diversos contextos, promover o interesse por temas atuais através do uso comunicativo da língua e desenvolver a capacidade de compreensão e produção escrita e oral em língua inglesa. Estes objetivos são trabalhados ao longo do semestre tendo em conta a importância do trabalho colaborativo, da interação do grupo e da criação de proximidade e empatia no contexto da sala de aula virtual. No modelo proposto para o ensino de Inglês são trabalhados temas da atualidade com qual os estudantes se identifiquem e possam partilhar experiências, com dimensões concretas e abstratas, numa abordagem temática do ensino de língua, onde os pontos de enfoque são a comunicação, a interação social e o trabalho colaborativo, com recurso às dinâmicas do ensino digital e em rede. O modelo pode ser aplicado a outras línguas estrangeiras.