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- Gaps and needs analysis: european report and roadmapPublication . Carrilho, Tiago; Porfírio, José; Gronita, Joaquim; Silva, Helena Vaz da; Martins, Mariana; Gerardo, Graça; Brëcko, Barbara; Spatafora, Mario; Rashidi, Ali; Averhed, YevgenyiaNeeds assessment analysis within the ISOLEARN project focused on under-researched topic of needs in education process of visually and hearing impaired students in HE in Europe. Applying a mixed-method design with desk research, a web survey with students and in-depth interviews with representatives of higher education institutions revealed valuable feedback for increasing the understanding on needs of this vulnerable group. These two groups need different adaptations as they have different needs. Also we can say they are not satisfied with current adaptations and there is a lot of room for improvement. From the interviews and also desk research we can conclude, that the institutions are trying to help students on their way to academic success, but results of the survey shows, that they (institutions) are successful only to a certain extent.
- Ensino superior para pessoas com deficiência visual e auditiva em Portugal : diagnóstico e contributos para uma efetiva inclusãoPublication . Porfírio, José; Gronita, Joaquim; Carrilho, Tiago; Silva, Helena Vaz daNo presente livro, apresenta-se uma síntese do trabalho de campo desenvolvido para Portugal, no âmbito do primeiro ano de atividade do projeto ERASMUS+ intitulado ISOLearn for HEI: Innovation and Social Learning for Higher Education Institutions (http://www.ISOLearn.net/), entre Outubro de 2014 e Outubro de 2016. No âmbito deste projeto europeu, coordenado pela Universidade Aberta, procurou-se fazer um levantamento das condições existentes para a inclusão de pessoas com deficiência visual e auditiva no Ensino Superior, em 4 países europeus: Portugal; Itália; Suécia e Eslovénia. Para tal foi desenvolvido um trabalho que consistiu na realização de entrevistas a Instituições de Ensino Superior (IES), e um conjunto de questionários online, a estudantes com este tipo de deficiências. Procurou-se fazer este levantamento enquadrado na legislação existente sobre este tema, e sobretudo na sensibilidade das principais partes interessadas (stakeholders) nesta temática, aferindo a sua perceção da realidade, procurando-se desta forma identificar eventuais desajustes entre o enquadramento legal e institucional vigente, e a prática das Instituições de Ensino Superior (IES) em cada um dos quatro países envolvidos. Considerando que os parceiros portugueses incluem entidades que se dedicam exclusivamente aos problemas da população em estudo, como é o caso da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal; da APS – Associação Portuguesa de Surdos; e da Fundação Calouste Gulbenkian, que tem vindo a desenvolver trabalho na consagração dos Direitos Humanos e da inclusão de pessoas com deficiência; que por essa razão o trabalho de campo desenvolvido pelos parceiros portugueses foi extremamente rigoroso e em certa medida mais aprofundado, quer em termos metodológicos, quer em termos de amostra obtida – com entrevistas a 23 IES, e a participação de 49 estudantes, repartidos entre estudantes com deficiência visual e estudantes com deficiência auditiva – entendeu-se que seria importante autonomizar o trabalho sobre Portugal, dando-lhe a visibilidade que a edição eletrónica do presente livro pretende comportar. A presente edição pretende, pois, constituir apenas um pequeno pilar para o desenvolvimento do conhecimento sobre esta matéria em Portugal. É objetivo da equipa do projeto que, a partir da sua leitura se despertem consciências que levem à realização de mais trabalhos sobre esta temática, que possam permitir, não apenas uma maior sensibilização da sociedade portuguesa em geral sobre estas matérias, mas também, incitar todas as partes interessadas à ação, no sentido de uma maior inclusão das pessoas com deficiência visual e auditiva, no Ensino Superior. Naturalmente, tratando-se de um trabalho desenvolvido no âmbito de um projeto europeu, os objetivos definitivos vão para além das fronteiras nacionais, esperando-se que ele possa ajudar a própria Europa a desenvolver mais e melhores políticas para abordagem à temática da inclusão das pessoas com deficiência visual e auditiva no Ensino Superior no espaço europeu. Este deve ser considerado um trabalho em aberto; apenas um primeiro passo de uma longa e, espera-se, frutuosa caminhada, cujo destino será a inclusão das pessoas com deficiência visual e auditiva, no Ensino Superior.
- Innovation and social learning in higher education institutionsPublication . Carrilho, Tiago; Porfírio, José; Caforio, Alessandro; Rashidi, Ali; Gerardo, Graça; Martins, Mariana; Valle, Luísa; Spatafora, Mario; Vesna, Dolnicar; Gronita, JoaquimConsidering the existing experiences and the concrete needs of the hearing - impaired and visually - impaired groups for accessing HEI programmes, this handboook brings some important innovations: 1. A functional approach, proposing the methods and procedures to be used for developing and delivering ICT based learning offer valid also for these target group (not specially done for them, but designed in such a way that correspond also to their specific needs). This is that will support the target groups in their education and also social inclusion. 2. A subsequent proposal of a kind of “Quality Label”, to establish quality standards and assessment procedures and instruments to be used for evaluating whether Higher Educational Institutions’ offers and training programmes correspond to the ISOLearn standards regarding the accessibility of these groups to their learning offer. 3. Both the Handbook and the “Quality Label” should be tested on a specific qualification which should become a benchmark for the HEI ICT based learning programmes. The concrete experience will demonstrate the benefits for all the stakeholders (e.g. HEI and disadvantaged groups) of promoting social learning approach in HEI.