Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • A comunidade e o processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da intervenção precoce
    Publication . Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Pimentel, Júlia; Matos, Cátia; Marques, Joana
    Transcendendo as dimensões criança, família, recursos e serviços prestados, o Projecto “O processo de construção de boas práticas” consubstanciou a Intervenção Precoce (I.P.) numa perspectiva ecológica, envolvendo parcerias sociais que se co-responsabilizaram para definir, financiar e acompanhar este projecto ao longo de três anos. Assegurado o pleno funcionamento de uma equipa de I.P., foram eliminadas as necessidades expressas e procedeu-se a um estudo avaliativo específico e intrínseco ao Projecto. As práticas inclusivas em intervenção precoce foram apropriadas como responsabilidade comunitária e social, num processo dinâmico de Investigação-Acção que, findo o Projecto, garantiu a continuidade de respostas entretanto proporcionadas. O impacto do Projecto manifestou-se muito positivo, no desenvolvimento da equipa de I.P., nos seus aspectos organizativos e de funcionamento, na sua relação com a comunidade de pertença e com as crianças e famílias, em particular. As conclusões e produções do Projecto constituem uma mais valia para a Intervenção Precoce em Portugal. Abstract The research/action project “Early Intervention: the process of building and implementing good practices”, in a resource-based approach and within an ecological framework, ensured that all community resources and partners were involved in finding, implementing and developing adequate responses to meet the needs of children and families. After the financial and human resources needs of the EI team were responded, an evaluation study was carried on during the 3 years of the project. Inclusive practices in Early Intervention were felt as part of community responsibility and, within a dynamic research/action process, some of the EI projects and responses that had been implemented with project funding could be continued through community funding. The research/action project had a positive impact on the development of the EI team under evaluation, not only on its internal organization and functioning but also on its relation with the community structures and support to children and families. Its results and products are a valuable contribution to Portuguese Early Intervention programs.
  • A avaliação de um programa de intervenção precoce: contributo para a melhoria das práticas inclusivas
    Publication . Pimentel, Júlia; Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Matos, Cátia; Marques, Joana
    Com o estudo avaliativo do Projecto de investigação/acção “O processo de construção de boas práticas”, delineado em simultâneo com o próprio projecto, pretendia-se recolher e analisar dados relativos às práticas implementadas por uma equipa de Intervenção Precoce (IP) a nível da comunidade, família, criança, serviço e programa, ao longo de três anos, comparando-as com as que são internacionalmente recomendadas. A partilha inicial dos objectivos do estudo com a equipa avaliada e a devolução de alguns resultados parcelares poderão ter contribuído para uma melhor organização do programa de IP, dos procedimentos de avaliação/intervenção, dos instrumentos utilizados e da informação prestada às famílias, constituindo-se como factor de mudança e promoção da qualidade, originando redefinição de objectivos e prioridades para o planeamento de actividades da equipa/programa avaliado. Os resultados obtidos permitem identificar modelos, procedimentos e respostas que assegurem a plena inclusão das crianças em idade pré-escolar e suas famílias na vida da comunidade. Abstract The evaluation study on the research/action project “Early Intervention: the process of building and implementing good practices”, the research team aimed at gathering and analyzing data concerning the implemented practices of an Early Intervention (EI) team within Community, family, child, service and program and to compare them to international recommended practices. Sharing the evaluation plan and first results with the EI team under evaluation seems to have contributed to a better organization of the EI program, namely assessment and intervention process and instruments and the amount and quality of information shared with families and was, in itself a contribution to the change and improvement of EI team, and redefinition of goals and priorities of the program under evaluation. The results of the project and of the evaluation study enabled the team to identify models and procedures that will improve full inclusion for pre-school with special educational needs and their families.
  • A percepção das famílias no processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da intervenção precoce
    Publication . Matos, Cátia; Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Marques, Joana; Pimentel, Júlia
    Este projecto de investigação “O processo de construção de boas práticas” teve como meta, o estudo das práticas implementadas por uma equipa de intervenção precoce (IP) ao nível da comunidade, família, criança, serviço e programa. As práticas internacionais evidenciam o papel predominante da família em IP, reforçando o trabalho centrado na família, sendo adaptado e específico a cada uma. Um dos objectivos do estudo era compreender como é que as famílias percepcionam o atendimento e a equipa de IP. Assim foram utilizados dois instrumentos, o questionário de expectativas e o questionário de satisfação das famílias, aplicados em dois momentos distintos, o primeiro no inicio do atendimento e o segundo no final do mesmo. Estes resultados permitiram constatar o nível elevado de expectativas e de satisfação das famílias face ao trabalho desenvolvido pela equipa de IP, assim como relacionar o nível de expectativas e o de satisfação de algumas famílias. Abstract This research project “Early Intervention: the process of building and implementing good practices” had as a goal, the study of practices implemented in an Early Intervention (EI) team within Community, family, child, service and program. The international recommended practices emphasize the fundamental part played by families in EI, enhancing the work centered on families, adjusted and specific for each family. One of the goals of the study was to understand how families percive the support and the EI team. For that, we used to instruments, a expectations and a satisfaction questionnaire given to the families, in two distinct moments, the first in the beginnig of the support and the second when the support finished. The results allowed to acess the high level of expectations and satisfaction of the families regarding the support given to them from the EI team, as well as relate the expectations and satisfaction of some families.