Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

RIBEIRO DE SOUZA SERRA, ILKA MÁRCIA

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • O uso da nuvem de palavras como estratégia de inclusão e inovação pedagógica
    Publication . Sena, Lílian de Sousa; Pinheiro, Andréa Pestana; Sousa, Aline de; Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza
    Analisar o contexto educativo, numa perspetiva inclusiva, requer uma reflexão sobre as tecnologias digitais como potenciadoras da aprendizagem e da inclusão social, digital e educativa. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, é um estudo de caso (Yin, 2001) que traz um recorte de três experiências educacionais com o uso da ferramenta Word Cloud, em três escolas localizadas em duas cidades do Maranhão, Timon e a capital São Luís, com alunos surdos e não surdos matriculados no ensino médio, visando compreender as contribuições desse recurso para a aprendizagem e inclusão educacional. Os instrumentos utilizados foram análise bibliográfica e entrevistas com a equipe. A partir da análise do material empírico, ancorado nos autores que referenciam este estudo, verifica-se que a apropriação de tecnologias e o desenvolvimento de habilidades digitais ainda é um processo lento nas instituições públicas de ensino, mas também se observa que a dedicação dos professores minimiza a lacuna deixada pela ausência de recursos materiais. Os resultados mostram que a infraestrutura tecnológica, a formação continuada dos professores e as condições socioeconômicas da comunidade escolar interferem no desempenho dos alunos quanto às possibilidades de diálogos e aprendizagem com as tecnologias digitais.