Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Entre viagens: o ensino artístico, com o uso da linguagem corporal, a distânciaPublication . Saldanha, Ângela; Carvalho, Elizabeth; Teixeira, AntónioO estudo “ENTRE VIAGENS - O ensino artístico, com o uso da linguagem corporal, a distância” realiza-se no âmbito do Projeto: “Tele-média-arte: a telepresença multimodal no suporte do ensino e treino artístico a distância online inclusivo”. Esta investigação pretendeu estudar o ensino artístico com uso do corpo a distância, de forma a potenciar novas didáticas de educação na área das artes, questionando a ausência/presença do corpo/corpos, na inclusão de todos. Para esta reflexão o conceito de Viagem será o eixo metodológico, como prática de experiências estéticas em quatro etapas interrelacionadas, cíclicas e fundamentais, para o questionamento contínuo e crítico perante a transdisciplinaridade de tudo aquilo que existe: Per-corremos, Re-paramos, Re-conhecemos e Re-tornar.
- Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distânciaPublication . Saldanha, Ângela; Carvalho, ElizabethAs escolas pouco têm alterado desde o século XIX, mas a reflexão sobre novas práticas ocorre constantemente. São urgentes ações que mobilizem modificações que se adaptem aos tempos. Neste artigo refletimos sobre duas áreas que nos parecem fundamentais para pensar a educação holística do individuo: a inclusão e o ensino artístico. Dando exemplos de duas práticas experimentais realizadas em Portugal no ensino secundário (com estudantes dos 15 aos 18 anos) e ensino universitário (estudantes adultos). Práticas colaborativas construídas com os alunos que nos fazem repensar a vida, os objetivos e finalidades da educação.