Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Dallier Saldanha, Luís Cláudio

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Tecnologias digitais e inteligência artificial na avaliação em disciplina de língua portuguesa
    Publication . Inacio, Caique Tardin; Saldanha, Luís Cláudio Dallier
    Este trabalho aborda o emprego de tecnologias digitais e inteligência artificial (IA) na análise de dados avaliativos de uma disciplina de Língua Portuguesa em Instituições de Ensino Superior no Brasil. Apoiando-se em um referencial teórico que discute a evolução das práticas avaliativas, desde métodos tradicionais até abordagens mais contemporâneas que utilizam recursos tecnológicos, o estudo destaca a transição para avaliações mais formativas e personalizadas. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem quanti-qualitativa, analisando dados de avaliações e simulados realizados entre 2019 e 2023, referente ao período pré e pós-pandêmico de Covid-19. Utiliza-se de plataformas como Databricks e Microsoft Power BI para processar e analisar os dados sobre engajamento e desempenho dos alunos. Os resultados preliminares sugerem a eficácia dos simulados na avaliação da aprendizagem e tendência positiva no desempenho médio dos alunos na disciplina de Língua Portuguesa no período examinado, embora revelem a necessidade de estratégias pedagógicas renovadas para incentivar a participação dos estudantes e adaptar as práticas avaliativas às novas realidades educacionais.