Sociologia | Trabalhos de estudantes / Students’ papers
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Cartazes/Folhetos de Projetos de Intervenção Social: trabalhos dos/as estudantes. Ano lectivo 2023-2024Publication . Rosa, Rosário; Pereira, Sofia Castro; Ribeiro, CristinaEsta publicação reúne todos os trabalhos elaborados e partilhados pelos/as estudantes, no âmbito de um dos e-fólios da unidade curricular de Igualdade, exclusão social e cidadania (IESC) da Universidade Aberta, no ano letivo de 2023-2024. A unidade curricular IESC é uma unidade curricular optativa, disponível para as licenciaturas de Ciências Sociais e Línguas Aplicadas, com os objetivos de desenvolver o conhecimento e a reflexão dos/das estudantes sobre a (des)igualdade nas sociedades contemporâneas, estimulando as suas capacidades de investigação e intervenção neste domínio. Discutem-se teoricamente as noções de igualdade, exclusão, pobreza, classe social e cidadania, as suas diferenças e inter-relações. Explora-se a articulação destes fenómenos com processos económicos, culturais e políticos, em diferentes escalas de análise. Trabalham-se estudos recentes sobre indicadores de desigualdade, em múltiplas dimensões, comparando e explicando a evolução observada em Portugal e noutras regiões do mundo. Identificam-se ações de promoção da igualdade, inclusão e cidadania. E por fim, os estudantes são estimulados/as e orientados/as para o desenvolvimento de pequenas atividades de investigação e de intervenção sobre (des)igualdade social nos seus contextos de vida. Os cartazes e panfletos que aqui se apresentam fazem parte de um trabalho proposto na última temática desta unidade curricular ( dimensão interventiva) em que foi solicitado aos/às estudantes para que individualmente ou em grupo, construíssem um pré-projeto de combate a uma desigualdade social , que deveriam identificar, enquadrar, e propor uma intervenção localizada. Os cartazes/panfletos, que constituíram apenas a parte do trabalho correspondente à dimensão da comunicação, foram partilhados no fórum de cada turma, e comentados e discutidos pelos/as estudantes. Esta atividade permitiu que todos/as os/as estudantes conhecessem os projetos dos/as colegas da sua turma, suscitando novas ideias e questionamentos.