Ciências da Informação | Teses
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Browsing Ciências da Informação | Teses by Subject "Gestão das carreiras"
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- A gestão da carreira dos profissionais da informação em Portugal. Estudo sobre as trajetórias laborais e perceções da profissão dos graduados da Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação da Universidade Aberta (cursos de 2007 a 2009)Publication . Marcos, Isabel Marques; Sánchez Domínguez, Mª del CarmenO estudo da profissão de informação e documentação I-D em Portugal não pode ser dissociado do atual enquadramento normativo e jurídico que levou à extinção oficial das carreiras dos profissionais da informação. No entanto, se por um lado a sua extinção permite que a profissão possa ser exercida por quem não tem formação específica na área, por outro lado, este Decreto-Lei ao extinguir as carreiras, extinguiu os anteriores requisitos habilitacionais para o seu acesso. A decisão de investigar a evolução das carreiras dos profissionais I-D em Portugal a partir de um estudo de caso centrado nos graduados da Licenciatura em CID da Universidade Aberta, dos cursos dos anos 2007/2008, 2008/2009 e 2009/2010, partiu do pressuposto de que o conhecimento dos processos de inserção e progressão na carreira destes licenciados, adultos e na sua maioria a trabalhar na área, permitiriam percecionar as repercussões que os fatores anteriormente citados estão a ter na identidade profissional, na inserção e revalorização laboral e na visibilidade social dos profissionais I-D, que evoluem agora não como um grupo juridicamente legitimado, mas sim como um grupo que tem que garantir na sociedade o seu posicionamento estratégico para poder sobreviver. Em termos metodológicos, este trabalho de investigação partiu de uma ampla revisão da literatura sobre os aspetos teóricos considerados essenciais para o estabelecimento dos critérios de análise da investigação empírica. Na investigação empírica optou-se por uma metodologia de triangulação, feita através do recurso aos métodos qualitativos e quantitativos. Definiu-se como metodologia a realização de entrevistas semiestruturadas a um grupo de trinta licenciados (14,42% do total) e a aplicação de um inquérito por questionário à totalidade da população. Na investigação qualitativa, a análise de conteúdo das entrevistas foi apoiada pela utilização do software Atlas Ti versão 6.0. Na investigação quantitativa recorreu-se ao inquérito por questionário, que foi alojado na plataforma Limesurvey e enviado por email a todos os licenciados. Obtiveram-se 148 respostas, o que correspondeu em termos percentuais a 71,15% da população. Na análise estatística destas respostas foi utilizado software SPSS versão 22. Os resultados obtidos permitem concluir que sendo um grupo que maioritariamente já trabalhava na área CID, com uma situação laboral estável e na Administração Pública, a gestão das carreiras tinha implícito um desejo de revalorização e de reconversão profissional que passava na maior parte dos casos por manter-se na mesma profissão, mas numa categoria superior. Na gestão das carreiras destes profissionais é de registar a proatividade manifestada na decisão de ingressar no ensino superior, de concluir o curso e de procurar melhorar a situação profissional. É de realçar também o gosto pela profissão, o desejo realização pessoal e de obtenção de mais conhecimentos para um melhor desempenho profissional. Após a conclusão da licenciatura, os percursos profissionais foram caraterizados na sua maior parte por atitudes proactivas de alterar a situação profissional, mas verificou-se que apenas cerca de 26% o conseguiram, sendo por isso significativa a percentagem de licenciados que se encontram insatisfeitos. No entanto, há um grupo de licenciados, que se encontram satisfeitos pelo facto de desempenharem uma profissão que os realiza. É também de realçar a satisfação com os conhecimentos adquiridos pela licenciatura e pela proatividade em continuar os estudos a nível de formações de 2º e 3º ciclo. Pelos resultados obtidos é possível inferir que atualmente o grau de licenciado permite o acesso à carreira de técnico superior da área funcional das bibliotecas e arquivos, situação impossível de ocorrer até 2008. Em termos das perceções e representações que os próprios profissionais fazem da sua profissão, constatou-se que este grupo de licenciados conhece as caraterísticas da sua profissão, tem consciência das ameaças e oportunidades com que esta se depara, tem um olhar prospetivo sobre o futuro que reflete a consciência de se estar perante uma profissão em processo de reafirmação e que tem meios para manter o seu posicionamento estratégico na sociedade. O principal obstáculo passa pela própria sociedade e pelo poder político que desvaloriza a importância das bibliotecas e a necessidade de formação específica por parte dos seus profissionais. Neste sentido, a abolição legal das carreiras específicas pode ter repercussões sérias no desenvolvimento da profissão I-D.