Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE
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- Avaliação dos efeitos da aplicação de diferentes práticas instrumentais nas aulas de educação musical alunos do 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Teves, Carla Manuela de Oliveira; Ferreira, Manuela MalheiroEste estudo pretendeu investigar as diferenças existentes entre os efeitos da utilização de duas práticas instrumentais na aprendizagem musical de alunos em meio escolar. As práticas instrumentais são aqui denominadas convencional , a que é baseada na utilização de instrumentos Orff, e alternativa , a que tem por base a utilização de objetos como fonte sonora. Neste trabalho apresentamos os resultados de um estudo que consistiu na aplicação de duas práticas instrumentais diferenciadas a um grupo/turma de alunos. Efetuámos uma pesquisa do tipo investigação-ação numa turma de 28 alunos do 5º Ano de escolaridade, do 2º Ciclo do Ensino Básico da Escola Básica 2,3 Prof.ª Diamantina Negrão em Albufeira, nas aulas curriculares de educação musical, durante um período experimental de cerca de seis meses, entre Setembro de 2011 e Março de 2012. Verificou-se mediante a utilização das técnicas de observação direta e de inquérito por questionário que a utilização da prática instrumental alternativa realizada com os denominados objetos sonoros, nas condições em que foi realizada, revelou vantagens em relação à prática dita convencional . Ao nível de alguns parâmetros do ensino na disciplina de educação musical,avaliados, podemos concluir que, pela participação num programa comparativo de duas práticas instrumentais, se verificaram as seguintes diferenças aquando da prática instrumental alternativa realizada com objetos sonoros: Uma melhoria da média da avaliação sumativa dos alunos; Uma melhor média dos alunos no domínio das atitudes e valores ; Uma melhoria da média da aprendizagem dos alunos nos parâmetros da Interpretação / Comunicação , da Criação / Experimentação , Perceção Sonora e Musical ; Um ligeiro abaixamento médio da aprendizagem dos alunos, no parâmetro de Culturas Musicais nos Contextos. Como conclusão, pode inferir-se que a prática instrumental alternativa , a primeira a ser introduzida, tenha, na verdade, causado um efeito mais positivo no conjunto das competências musicais e nos resultados escolares, mas que isto não está diretamente relacionado com o índice de agradabilidade que os alunos experimentaram que foi superior, aquando da prática instrumental convencional, atestado pelas opiniões expressas nos inquéritos aplicados a meio e no final da administração do programa aos alunos.
- Ensinar matemática através da arte : um incentivo ao gosto pela matemática?Publication . Alves, Helena Susana Pires; Martins, Amílcar; Mendes, Iran AbreuO presente trabalho de investigação, insere-se na área das Ciências da Educação, sendo o seu campo de estudo o ensino da Matemática através da Arte. Trata-se de um estudo de caso em que são aplicadas estratégias de ensino da Matemática através da Arte em diversas vertentes, sendo, posteriormente, feita uma avaliação do grau de recetividade dos alunos face às estratégias utilizadas. Foram aplicadas estratégias em que a Arte estava presente através da exploração de obras de Arte pré-existentes, tendo sido também aplicadas outras estratégias em que se recorria a técnicas normalmente utlizadas em aulas de artes. Os alunos em causa frequentavam o 2º Ciclo do Ensino Básico. É importante referir, que as idades muito precoces dos alunos em causa dificultaram um pouco o desenvolvimento deste projeto, assim como o facto de haver a necessidade adaptação à organização do trabalho levado a cabo nas escolas em que me encontrava a lecionar e a implementar o projeto. No entanto, considero que a procura por contornar estes obstáculos faz também parte deste trabalho de investigação, uma vez que o seu grande objetivo para mim, enquanto aprendiz constante nesta missão que é a de ensinar, é o permitir-me procurar e encontrar formas de melhorar a minha própria lecionação, que se faz em contexto escolar e com crianças destas mesmas idades. Apesar de se tratar de um estudo de caso, uma vez que implicou a observação relativamente aprofundada de dois grupos de alunos, a metodologia escolhida incidiu de forma muito especial num questionário e respetivo tratamento, lembrando estudos quantitativos. Verificou-se, contudo, uma posterior triangulação com dados de entrevistas, instrumento tradicionalmente mais ligado a metodologias qualitativas. Assim sendo, e não obstante as dificuldades sentidas, creio que foi possível compreender um pouco melhor de que forma a Matemática ensinada desta forma é recebida pelos alunos, numa perspetiva que permite também equacionar uma série de novas questões que se levantaram no decorrer desta investigação, e que gostaria de continuar a trabalhar em futuras investigações.
- A música popular e tradicional calipolense no ensino-aprendizagem da educação musical no 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Abalroado, Fausto José Vermelho; Marques, Maria do Céu; Martins, AmílcarMotivar e/ou facilitar o ensino-aprendizagem na disciplina de Educação Musical no 2º ciclo do Ensino Básico, assume-se como uma tarefa cada vez mais sensível e desafiante, tendo em conta as influências, os contextos e vivências quotidianas das crianças e jovens. Numa primeira instância há que definir, delimitar, enquadrar e recolher o património musical popular e tradicional local, em termos de inclusão no processo ensino-aprendizagem ao nível da co-relação e articulação com os conteúdos programáticos, e finalmente a experimentação do repertório na perspetiva de melhores resultados a nível de interesse, participação e facilitação das aprendizagens. No recurso a uma abordagem de natureza qualitativa pretendemos analisar a informação de uma forma indutiva, numa interação natural com os sujeitos e procurando compreendê-los a partir dos seus quadros de referência. A implementação do estudo consubstanciou-se à turma C do 6º ano da Escola EB 2 D. João IV de Vila Viçosa, traduzindo-se numa investigação-ação quanto ao propósito. No enquadramento curricular alvo deste estudo, pretendemos evidenciar a função preponderante das expressões no desenvolvimento harmónico do indivíduo e no seu equilíbrio, traduzidas em atividades que promovam a cooperação, a integração, a própria formação de carácter e a vivência dos valores artísticos, alicerçados por princípios de orientação pedagógica e didática. Neste âmbito, destacamos a aproximação ao Modelo de Relação Pedagógica de Renald Legendre (1993; 2005)enquanto base metodológica e inspiradora. É na função atrás referida que o Agente deve ter em consideração o Meio envolvente do aluno (Sujeito) destinatário dos conteúdos/atividades a desenvolver (Objeto), nas múltiplas relações de Ensino, Aprendizagem e Didática. Como principais efeitos do estudo, enfatizamos a conveniência em compreender e atuar nos contextos sócio-culturais através das expressões artísticas, na reflexão e articulação de saberes, e na inserção efetiva de repertório local na experimentação musical no processo ensino-aprendizagem, enquanto visão estratégica motivadora e facilitadora do conhecimento.
- A promoção da atitude filosófica na infância com recurso às expressões artísticas : o Projeto Filosofia para TodosPublication . Soares, Ana Cristina Barroso; Teixeira, AntónioA presente dissertação tem como foco a promoção da atitude filosófica na infância e a sua possível operacionalização através do Projeto Filosofia Para Todos. Ancora-se numa perspetiva que consagra a filosofia como meio privilegiado para o desenvolvimento do pensar crítico (Lipman.1985), defende a arte como a base da educação (Read.2007) e elege as expressões artísticas como meio para a obtenção de conhecimento (Goodman.2006). O projeto inspirado no Programa de Filosofia para Crianças de Lipman foi criado e dinamizado, em par pedagógico, por duas docentes de Filosofia durante o ano letivo 2010/2011 com duas turmas do ensino básico (quarto e sexto anos). Foi aplicado o método dialógico – pergunta/ resposta - proposto pelo filósofo norte-americano para a promoção do pensar crítico, no entanto, os recursos utilizados, do domínio das expressões artísticas, foram criados e/ ou adaptados pelas autoras do projeto. As atividades e a escolha da sua designação refletem a relação entre as expressões plástica, dramática, musical e a atitude filosófica, por isso, na construção / adaptação dos materiais / recursos e respetiva denominação privilegiaram-se a referência a um objeto e a um verbo que, em conjunto, revelassem o objetivo pretendido. Surgiram assim a Caixa de Pensar, a Roda de Sentir e o Quadro de Ouvir. Ao longo deste trabalho procuramos mostrar o caminho percorrido pelos intervenientes no Projeto Filosofia Para Todos na promoção da atitude filosófica na infância, dividindo em quatro partes o nosso estudo: a primeira em que esclarecemos o papel da arte como mediadora de outros conhecimentos, a relação entre expressões artísticas / filosofia e a atitude filosófica; a segunda em que analisamos o programa de Filosofia para Crianças de Lipman e a sua adequação às características da faixa etária dos alunos; na terceira parte abordamos a prática do projeto no que respeita a metodologia e a recolha de dados; na quarta parte analisamos e fazemos uma reflexão, à luz do enquadramento teórico e dos dados recolhidos, sobre o Projeto Filosofia Para Todos. Por fim, na conclusão, apresentamos a nossa perspetiva sobre a aplicação do projeto, discutindo as suas possíveis limitações e a necessidade de continuação de uma investigação sobre esta problemática de molde a que seja possível avaliar, a médio prazo, o processo formativo dos alunos.