Comunicação Educacional
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- Os professores, os alunos e os computadores : utilização, atitudes e estereótipos face aos computadoresPublication . Mendes, António Quintas; Trindade, Armando RochaNum momento em que os computadores assumem uma importância cada vez maior quer na sociedade em geral, quer no sistema educativo em particular, as questões relativas às atitudes, percepções, estereótipos e representações sociais em geral, adquirem particular relevância para o desenvolvimento das competências exigidas pelas sociedades contemporâneas. É nesse contexto que a presente investigação se debruça sobre os Padrões de Utilização, as Atitudes e os Estereótipos Sociais em tomo da utilização de computadores, quer por parte dos Professores quer por parte dos Estudantes. Para o estudo sobre as Atitudes face aos Computadores foi adoptada e adaptada a "Computer Altitude Scale" de Lloyd e Gressard (1984) cujo processo de validação deu origem a três sub-escalas: Ansiedade face aos Computadores, Interesse por Computadores e Auto-Confiança na Aprendizagem sobre Computadores. Os resultados mostram que os Utilizadores, quando comparados com os Não-Utilizadores, têm níveis mais baixos de Ansiedade e revelam mais Interesse por Computadores bem como maior Auto-Confiança na Aprendizagem sobre computadores. Tomados globalmente, os dados não revelaram diferenças importantes entre Professores e Estudantes. Revelam no entanto diferenças significativas ao nível da variável género sendo que os sujeitos do sexo masculino demonstram, em geral, atitudes mais positivas face aos computadores do que os sujeitos do sexo feminino. Estas diferenças de género surgem também no que diz respeito à frequência de utilização. Para o estudo respeitante aos Estereótipos Sociais sobre os computadores foram utilizadas várias tarefas em que eram apresentadas aos sujeitos figuras neutras que supostamente estavam envolvidas em tarefas de natureza diversificada e com níveis de complexidade diferentes (ex: "inserir dados"; "programar"). Os resultados mostram que quer os Professores quer os Estudantes percepcionam o computador como um domínio essencialmente masculino. Finalmente são discutidas possíveis explicações para as diferenças de género encontradas bem como as implicações pedagógicas deste estudo, nomeadamente estratégias de disseminação dos computadores na família e nas escolas que promovam para ambos os sexos a igualdade de oportunidades de acesso e de sucesso na educação e na sociedade.