Comunicação Educacional
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- Formação de professores a distância : experiências brasileirasPublication . Pereira, Eva Waisros; Trindade, Armando RochaEsta tese parte de uma retrospectiva histórica, em que se analisa a situação do Brasil ao longo de quinhentos anos, desde as origens da colonização portuguesa até os nossos dias, enfatizando as transformações ocorridas no decorrer do século XX e as suas repercussões na educação e cultura do País. Ressalta-se o caráter elitista da educação brasileira e as exigências impostas pelo desenvolvimento capitalista, especialmente a partir da década de 30, para a democratização e a modernização da área educacional. Conclui-se que as distorções havidas no nosso desenvolvimento são responsáveis pela crise social e educacional que o País atravessa. Dada à relevância que hoje se atribui à educação como fator de progresso social e econômico, destaca-se a importância do professor nesse contexto, procedendo à uma análise sobre o papel que o mesmo vem desempenhando e a trajetória de sua formação profissional ao longo do tempo. A partir dessas análises, depreende-se que há necessidade de serem introduzidas mudanças substanciais na educação brasileira, o que implica, por sua vez, a adoção de novos rumos para a formação e o trabalho docente. Nesse sentido, focaliza-se a educação a distância como uma das possíveis alternativas para responder às atuais demandas por uma educação mais democrática e de qualidade. O estudo que se desenvolve a esse respeito aponta para as diferentes concepções de educação a distância e as filosofias educacionais a elas subjacentes. A análise de duas experiências brasileiras de formação de professores a distância - LOGUS II e UM SALTO PARA O FUTURO -, apresentadas neste estudo, configuram esses diferentes modelos. Evidencia-se, ainda, a expansão da educação a distância em âmbito mundial, e a sua possibilitada pelo emprego das novas tecnologias, que recomendam a sua institucionalização em maior escala em nosso País, com vistas a contribuir para a solução dos problemas educacionais, que o atual momento histórico está a exigir da Nação brasileira.