Mestrado em Estudos Ingleses | Master's Degree in English Studies - TMEI
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Browsing Mestrado em Estudos Ingleses | Master's Degree in English Studies - TMEI by Subject "Cultura inglesa"
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- O eu e o outro : Dr. Jekyll vs Mr. Hyde : David Bowie vs Ziggy StardustPublication . Ramos, Isabel Patrícia da Silva Fidalgo Batista; Marques, Maria do CéuNo início da década de 70 do século passado, David Bowie editou um álbum conceptual, TheRise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, sobre um alien que veio à terra trazer a salvação. De modo a tornar os seus concertos mais apelativos do ponto de vista estético e para superar a sua própria timidez quando se apresentava em público, Bowie criou o alter-ego Ziggy Stardust. O caminho traçado pelo cantor nesta fase da sua carreira artística pode ser comparado com o de Dr. Jekyll, personagem principal da obra literária de Robert Louis Stevenson, The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde. O médico e o cantor desenvolveram alter-egos que, numa primeira fase, os auxiliaram a atingir os seus propósitos. Bowie apresentou espectáculos únicos ao apresentar-se de forma irreverente e marcante para a época e Dr. Jekyll deu asas ao seu desejo de quebrar os códigos das convenções morais da época vitoriana. Neste trabalho pretendemos estabelecer o paralelo entre as vivências do cantor e da personagem de Stevenson no que respeita à relação com o alter-ego, o modo como ambos lidaram com este, o consumo de drogas e as consequências que resultaram para as suas personalidades
- Euthanasia : a study of the age long controversial issue in Thomas More’s Utopia, Aldous Huxley’s Brave New World and Brian Clark’s Whose Life is it Anyway?Publication . Aguirre, Stella Guedes Nascimento; Relvas, Maria de Jesus C.
- Intertextualidade (e anti-linenaridade) as obras de Janette Winterson : Oranges are not the only fruit, The passion e Sexing the chery : desafio, ou afirmação de convençõpes literárias?Publication . Câmara, Karin Gonçalves; Relvas, Maria de Jesus C.Uma introdução que dá a conhecer o background literário de Jeanette Winterson introduz os tópicos e as teorias que subjazem à argumentação desenvolvida ao longo da dissertação. A anti-linearidade, a intertextualidade, o Pós-Modernismo ou a construção da identidade constituem vectores centrais na abordagem às obras da autora. A crítica literária parece responder em uníssono à questão que pretende categorizar a obra literária da autora. O Pós-Modernismo é uma estética recorrentemente associada a Winterson, nomeadamente pela exploração de questões que instauram a incerteza quanto a verdades universais, desconstruindo a ideia pré-concebida de ordem, jogando com expectativas, contextos, formas, associações e estruturas (supostamente) estáveis – narrativa; estilo; facto/ficção; história/literatura; tempo e espaço, ou género. Partindo de um pressuposto de que um texto não é constituído por uma unidade hermética e linear, mas que comunica com outros textos (no seu sentido mais lato) tal parece constituir a base de criação textual de Winterson, impondo, assim, toda uma dinâmica de análise dialógica/intertextual. Neste sentido, procurarei demonstrar como é que a intertextualidade e uma narrativa anti-linear lhe permitem desafiar convenções literárias, sublinhando a forma como legitimam a produção de sentidos e a definição de uma ou de várias identidades. Tentarei igualmente evidenciar de que modo a autora se apropria das tradições literárias masculinas para centralizar discursos marginais e promover a sua arte
- Lewis Carroll e os paradigmas educativos vitorianosPublication . Rodrigues, Lúcia Cristina; Avelar, Mário
- A relação racionalismo vs sobrenatural nas obras de Sir Arthur Conan Doyle : The Hound of the Baskevilles e “The Sussex Vampire"Publication . Diogo, Ana Cristina Antunes Serigado de Oliveira; Avelar, Mário