Mestrado em Matemática para Professores | Master in Mathematics for Teachers - TMMP
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Browsing Mestrado em Matemática para Professores | Master in Mathematics for Teachers - TMMP by Subject "Axiomática de Zermelo"
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- Em torno da noção de conjuntoPublication . Ambrósio, Carla Alexandra Correia de SousaA inserção de noções básicas da Teoria dos Conjuntos de forma estruturada nos progra-mas curriculares dos Ensinos Básico e Secundário ocorre, pela primeira vez, a partir do movimento da “Matemática Moderna”. Após a 2ª Grande Guerra, num mundo imperado pela tecnologia e economia em grande escala, os ideais deste movimento renovaram a matemática escolar que até aí se havia praticado. Será através da análise dos currículos actuais que constataremos o papel unificador da Teoria dos Conjuntos nas temáticas lec-cionadas, mas também, pela proposta de exercícios no âmbito do domínio “Lógica e Teo-ria dos Conjuntos 10” domínio em que esta teoria é abordada de forma mais estruturada. A Teoria Axiomática dos Conjuntos, eixo renovador da “Matemática Moderna”, assume após o início do século XX e turbulentas fases de afirmação, um papel primordial nos fun-damentos da Matemática. É Zermelo quem apresenta o primeiro sistema axiomático em que não se verificam os paradoxos da Teoria Ingénua dos Conjuntos. Considerando um subconjunto dos axiomas que constituem uma das actuais formalizações da Teoria Axio-mática dos Conjuntos formalizaremos conceitos matemáticos como o de relação, função e número. O que apresentamos, neste trabalho, é um exíguo fragmento do potencial des-ta teoria na fundamentação e unificação da Matemática.