Linguística Portuguesa
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Browsing Linguística Portuguesa by Subject "Avaliação"
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- Os géneros do discurso académico em Moçambique: um diagnóstico, uma proposta de análisePublication . Mauai, Ângelo Américo; Silva, Paulo Nunes daO presente trabalho propõe-se refletir sobre o grau de (in)adequação dos textos de géneros académicos produzidos por estudantes da Universidade Pedagógica – Delegação de Gaza, como forma de contribuir para a melhoria da proficiência a nível da produção textual. Em Moçambique, várias esferas sociais (governo, professores, estudantes, encarregados de educação e a sociedade em geral) têm refletido sobre a qualidade do ensino e perspetivam-na como globalmente insatisfatória (Veiga e Neves, 2005; Marrengula, 2019; Siopa e Pereira, 2019). Esse facto traduz-se em textos que frequentemente manifestam dificuldades de adequação ao género em que se inserem, além da violação dos mecanismos de coesão (incluindo lapsos de regência, ortografia, acentuação e pontuação) e de coerência, em particular na segmentação dos conteúdos de acordo com o plano de texto e no uso das formas de tratamento, entre outros aspetos. Esta investigação apoia-se em diversos contributos da Linguística Textual e da Análise do Discurso, em particular nos estudos que têm procurado refletir sobre o conceito e as propriedades dos textos (Halliday e Hasan, 1976, Silva, 2012, Mendes, 2013, Lopes e Carapinha, 2013) e dos géneros (Bakhtin, 2003; Maingueneau, 1997/2004; Bronckart, 2003/2008; Adam, 2001/2008; Swales 1990; Miller 1984/1994). Os autores destacados, entre outros referenciados ao longo do texto, apresentam diferentes propriedades (mas complementares) que permitem a identificação, caracterização e análise dos textos dos géneros académicos. Aliado a estas abordagens, o estudo inclui propostas de modelos de análise para cada género que se revelaram importantes no estudo dos exemplares selecionados, podendo também ser usados como modelos pedagógicos a serem seguidos na redação de textos. A análise incide em dez exemplares de cada género selecionado, entre os quais se contam um do domínio de divulgação de conhecimento ou ensino (prova de avaliação), um de investigação (resumo de monografia) e, por fim, um de gestão (requerimento). Reconhecendo que as propriedades dos géneros são heterogéneas, a análise e interpretação dos dados associa-se aos parâmetros situacionais e textuais, segundo as propostas de Adam (2001) e, principalmente a nível composicional, de Swales (1990). Nesse sentido, os exemplares dos três géneros académicos analisados apresentam irregularidades de natureza textual. A nível composicional, os textos denotam um menor grau de prototipicidade porque omitem alguns passos dos movimentos que os caraterizam/identificam ou distribuem de maneira desordenada os seus conteúdos. No domínio do parâmetro estilístico-fraseológico e da componente semântica, os produtos verbais atestam problemas de natureza gramatical, em particular a nível da regência verbal e lexical, como também da coesão temporal e referencial. Revelam, de igual modo, pontuação inadequada, colocação pronominal desajustada à sintaxe da frase, incorreções ortográficas e inconsistências, entre outros aspetos. Os exemplares do género prova de avaliação evidenciam índices elevados de incoerências no uso das formas de tratamento enquanto os do requerimento atestam oscilações em menor grau. As dificuldades diagnosticadas nos produtos verbais de estudantes da Universidade Pedagógica de Moçambique com papel socioprofissional de professores estagiários, investigadores e em contacto com a gestão académica demonstram a necessidade da sistematização rigorosa dos parâmetros dos géneros diversificados. Assim, revela-se adequada a abordagem perspetivada na “pedagogia de género” (Siopa e Pereira, 2019), que pode ser concretizada através de oficinas de géneros (textuais). Esta estratégia poderá promover o desenvolvimento da competência textual a partir da reflexão sobre as propriedades particulares do género selecionado circunscrita nos seguintes passos: planificação das atividades de produção textual; explicitação das propriedades situacionais dos produtos do género selecionado; sistematização das propriedades textuais do género em causa; produção de textos; análise dos textos produzidos em conformidade com os parâmetros do género selecionado; apresentação de conclusões e recomendações; criação de portefólios com géneros variados. É necessário produzir textos adequados às propriedades dos géneros ancorados em áreas de atividades específicas e com propósitos comunicativos particulares. Os textos elaborados pelos membros mais experientes da comunidade académica devem inspirar posteriores produções verbais coesas e coerentes.