Ciências e Tecnologia | Recursos educacionais / Educational resources
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação preferencialmente sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros. Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos.
News
Esta coleção pode incluir cursos completos, parte de cursos, módulos, livros, artigos de investigação, fotografias, ficheiros de áudio ou de vídeo, testes, software bem qualquer outra ferramenta que potencie o acesso ao conhecimento. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e a reutilização dos conteúdos.
Browse
Browsing Ciências e Tecnologia | Recursos educacionais / Educational resources by Sustainable Development Goals (SDG) "08:Trabalho Digno e Crescimento Económico"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Introdução à programação: apresentação da unidade curricularPublication . Coelho, JoséIntroduz-se a unidade curricular de Introdução à Programação da Universidade Aberta. Mostra-se uma visão geral da matéria com a informação da ficha da unidade curricular pública. Aborda-se a metodologia de estudo proposta, e descreve-se como é realizada a avaliação. Detalha-se o plano de trabalho com todas as atividades previstas, e mostram-se os espaços online disponíveis. Termina-se com estatísticas da atividade letiva e resultados dos anos letivos anteriores.
- Introdução à programação: ciclosPublication . Coelho, JoséIntroduz-se o conceito de ciclo na programação, o que é e porque é necessário. Mostra-se como criar um ciclo na linguagem C, sendo ainda demonstrados os ciclos dentro de ciclos. Realçam-se os erros de qualidade que se podem cometer por desconhecimento deste conceito, e resolve-se uma atividade formativa de pré-programação. No final apresentam-se os exercícios do módulo 1, que devem ser resolvidos de modo a consolidar a matéria antes de avançar para o próximo módulo.
- Introdução à programação: condicionaisPublication . Coelho, JoséIntroduz-se o conceito de condicional na programação, o que é e porque é necessário. Mostra-se como criar um condicional na linguagem C, e descrevem-se os operadores lógicos, que permitem construir expressões lógicas. Termina-se com alguns erros de qualidade de código, e a resolução de uma atividade formativa de pré-programação.
- Introdução à programação: estruturasPublication . Coelho, JoséIntroduz-se o conceito de estrutura em programação, o que é e porque é importante. Mostra-se como criar e utilizar estruturas na linguagem C. Introduz-se alguns operadores da linguagem C, úteis na utilização de estruturas. Introduz-se o conceito de tipos abstratos de dados na programação, o que é e porque é importante. Exemplifica-se a criação de uma abstração de dados na linguagem C. Introduz-se as listas em programação, o que é e porque é importante, sendo uma estrutura de dados alternativa aos vetores. Mostra-se como criar e utilizar listas na linguagem C.
- Introdução à programação: ficheirosPublication . Coelho, JoséIntroduz-se o redireccionamento da entrada/saída de dados de um programa, da consola para um ficheiro ou outro programa. Mostra-se como ler e gravar ficheiros em modo de texto e em modo binário, na linguagem C. Termina-se com alguns erros de qualidade de código.
- Introdução à programação: funçõesPublication . Coelho, JoséIntroduz-se os 5 próximos capítulos do módulo 2. Introduz-se o conceito de função em programação, o que é e porque é necessário. Mostra-se como se criam e chamam funções na linguagem C. Introduz-se o conceito de abstração funcional, o que é e porque é importante na programação. Elabora-se sobre as boas e más abstrações funcionais. Termina-se com alguns erros de qualidade.
- Introdução à programação: mais ciclos e condicionaisPublication . Coelho, JoséIntroduz-se o conceito de variável iteradora em programação, o que é e porque é necessária. Mostram-se alternativas que a linguagem C oferece, para definir ciclos e condicionais, ilustrando-se boas utilizações dessas alternativas. Termina-se com alguns erros de qualidade de código.
- Introdução à programação: memóriaPublication . Coelho, JoséIntroduz-se os 4 capítulos do módulo 3. Revelam-se algumas limitações dos programas no módulo anterior. Explica-se o stack (variáveis locais) na programação, o que é e porque é essencial. Este foi o método de alocação de memória do módulo anterior. Introduz-se a alternativa com a memória dinâmica (heap) na programação, o que é e porque é essencial. Mostra-se como utilizar o heap na linguagem C, e listam-se os erros mais comuns na utilização do heap. Termina-se com alguns erros de qualidade de código.
- Introdução à programação: primeiro programaPublication . Coelho, JoséApresenta-se o módulo 1, constituído pelos primeiros 4 capítulos. Após introduzir-se alguns termos iniciais, analisa-se o primeiro programa olá mundo. Termina-se com algumas possibilidades para utilizar um compilador e editor de C neste curso.
- Introdução à programação: procedimentosPublication . Coelho, JoséIntroduz-se o conceito de procedimento em programação, o que é e porque é importante. Mostra-se como criar e utilizar um procedimento na linguagem C. Introduz-se a passagem de variáveis por referência para um procedimento, e declaração de variáveis globais e variáveis estáticas. Termina-se com alguns erros de qualidade de código.