REA | Ciências e Tecnologia
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Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros.
Contém documentos da tipologia REA, depositados em auto arquivo na comunidade científica "Ciências e Tecnologia" e documentos do acervo do Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta.
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Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e no respeito pela autoria da obra.
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Browsing REA | Ciências e Tecnologia by Sustainable Development Goals (SDG) "11:Cidades e Comunidades Sustentáveis"
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- Introdução à programação: apresentação da unidade curricularPublication . Coelho, JoséIntroduz-se a unidade curricular de Introdução à Programação da Universidade Aberta. Mostra-se uma visão geral da matéria com a informação da ficha da unidade curricular pública. Aborda-se a metodologia de estudo proposta, e descreve-se como é realizada a avaliação. Detalha-se o plano de trabalho com todas as atividades previstas, e mostram-se os espaços online disponíveis. Termina-se com estatísticas da atividade letiva e resultados dos anos letivos anteriores.
- Introdução à programação: ciclosPublication . Coelho, JoséIntroduz-se o conceito de ciclo na programação, o que é e porque é necessário. Mostra-se como criar um ciclo na linguagem C, sendo ainda demonstrados os ciclos dentro de ciclos. Realçam-se os erros de qualidade que se podem cometer por desconhecimento deste conceito, e resolve-se uma atividade formativa de pré-programação. No final apresentam-se os exercícios do módulo 1, que devem ser resolvidos de modo a consolidar a matéria antes de avançar para o próximo módulo.
- Introdução à programação: condicionaisPublication . Coelho, JoséIntroduz-se o conceito de condicional na programação, o que é e porque é necessário. Mostra-se como criar um condicional na linguagem C, e descrevem-se os operadores lógicos, que permitem construir expressões lógicas. Termina-se com alguns erros de qualidade de código, e a resolução de uma atividade formativa de pré-programação.
- Introdução à programação: estruturasPublication . Coelho, JoséIntroduz-se o conceito de estrutura em programação, o que é e porque é importante. Mostra-se como criar e utilizar estruturas na linguagem C. Introduz-se alguns operadores da linguagem C, úteis na utilização de estruturas. Introduz-se o conceito de tipos abstratos de dados na programação, o que é e porque é importante. Exemplifica-se a criação de uma abstração de dados na linguagem C. Introduz-se as listas em programação, o que é e porque é importante, sendo uma estrutura de dados alternativa aos vetores. Mostra-se como criar e utilizar listas na linguagem C.
- Introdução à programação: ficheirosPublication . Coelho, JoséIntroduz-se o redireccionamento da entrada/saída de dados de um programa, da consola para um ficheiro ou outro programa. Mostra-se como ler e gravar ficheiros em modo de texto e em modo binário, na linguagem C. Termina-se com alguns erros de qualidade de código.
- Introdução à programação: funçõesPublication . Coelho, JoséIntroduz-se os 5 próximos capítulos do módulo 2. Introduz-se o conceito de função em programação, o que é e porque é necessário. Mostra-se como se criam e chamam funções na linguagem C. Introduz-se o conceito de abstração funcional, o que é e porque é importante na programação. Elabora-se sobre as boas e más abstrações funcionais. Termina-se com alguns erros de qualidade.
- Introdução à programação: mais ciclos e condicionaisPublication . Coelho, JoséIntroduz-se o conceito de variável iteradora em programação, o que é e porque é necessária. Mostram-se alternativas que a linguagem C oferece, para definir ciclos e condicionais, ilustrando-se boas utilizações dessas alternativas. Termina-se com alguns erros de qualidade de código.
- Introdução à programação: memóriaPublication . Coelho, JoséIntroduz-se os 4 capítulos do módulo 3. Revelam-se algumas limitações dos programas no módulo anterior. Explica-se o stack (variáveis locais) na programação, o que é e porque é essencial. Este foi o método de alocação de memória do módulo anterior. Introduz-se a alternativa com a memória dinâmica (heap) na programação, o que é e porque é essencial. Mostra-se como utilizar o heap na linguagem C, e listam-se os erros mais comuns na utilização do heap. Termina-se com alguns erros de qualidade de código.
- Introdução à programação: primeiro programaPublication . Coelho, JoséApresenta-se o módulo 1, constituído pelos primeiros 4 capítulos. Após introduzir-se alguns termos iniciais, analisa-se o primeiro programa olá mundo. Termina-se com algumas possibilidades para utilizar um compilador e editor de C neste curso.
- Introdução à programação: procedimentosPublication . Coelho, JoséIntroduz-se o conceito de procedimento em programação, o que é e porque é importante. Mostra-se como criar e utilizar um procedimento na linguagem C. Introduz-se a passagem de variáveis por referência para um procedimento, e declaração de variáveis globais e variáveis estáticas. Termina-se com alguns erros de qualidade de código.