Mestrado em Gestão | Master's Degree in Management - TMG
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Browsing Mestrado em Gestão | Master's Degree in Management - TMG by Sustainable Development Goals (SDG) "13:Ação Climática"
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- A divulgação da responsabilidade social no setor do petróleo e gásPublication . Zurrapa, Luís Filipe G.; Simão, JoãoAs organizações de exploração de Petróleo e Gás são conhecidas pelos seus contributos para a sociedade, mas também pelos riscos que representam para o meio ambiente. O objetivo deste estudo é analisar as divulgações de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) das maiores organizações de Petróleo e Gás, do mundo e de cada região. Para o efeito foram analisados os websites institucionais, assim como os respetivos relatórios ligados ao universo de RSE de cada organização. A nível metodológico recorreu-se à “Escala de likert” como ferramenta principal, de modo a converter dados qualitativos em quantitativos, das maiores 40 organizações do mundo com extração PeG e as 40 maiores organizações por região. As conclusões são que as regiões que mais comunicam são a América do Norte, seguida da Europa Oriental e Oceânia, sendo as que menos comunicam a África e o Médio Oriente. Os temas mais comunicados são Gestão Ambiental, Alterações Climáticas, Gestão de Recursos e Energia, Segurança e Saúde Ocupacional, Desenvolvimento da Comunidade Local, Governance, Gestão de Stakeholders, Ética e Código de Conduta. Os temas menos abordados foram a Religião e os Direitos dos Animais. O presente estudo poderá ser usado para compreender a atual configuração das divulgações de RSE e para comparação com outros espaços temporais sobre a evolução das temáticas de responsabilidade social no setor.
- Incumbentes vs. challengers na indústria automóvel: o caso VolkswagenPublication . Rodrigues, João da Silva; Porfírio, José; Martins, António Eduardo Pais Falcão BarbosaA indústria automóvel tradicional enfrenta o dilema da cada vez maior popularidade dos veículos elétricos, forçando a uma transição generalizada por parte das incumbentes. Sendo inevitável responder às necessidades dos mercados, assim como de atingir as metas ambientais definidas por múltiplos governos mundiais, a indústria passa inevitavelmente por um profundo processo de mudança. O desafio passa por uma transição que assegure a sobrevivência das organizações, mantendo ou melhorando a sua posição num mercado global cada vez mais competitivo. Esta dissertação analisa o caso da Volkswagen no início da década de 2020: a forma como reagiu às mudanças de mercado e as estratégias que implementou para estabelecer vantagens competitivas. Esta análise permitiu criar uma proposta de metodologia de reação, com a qual as organizações incumbentes podem reagir perante mudanças e/ou disrupções em curso. Esta investigação explora e reforça a importância de uma vertente até agora pouco estudada na área de gestão: as estratégias de reação por parte de organizações incumbentes perante a disrupção em curso.