Psicologia | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Psicologia | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Les psychologues et la psychologie au Portugal: la psychologie scolaire et de l’éducationPublication . Almeida, Leandro; Ramos, NatáliaLe texte présente une perspective historique du développement et de l'exercice de la Psychologie au Portugal en termes de recherche, d'intervention et de la formation. Il met également en évidence certains aspects liés à la pratique, à la recherche et à la formation en Psychologie de l'Éducation.
- Representação da migração no cinema documentário autobiográficoPublication . Serafim, José; Ramos, NatáliaO tema da migração tem sido expressivamente representado no cinema tanto ficcional quanto documental, sobretudo a partir dos anos 1960. As modalidades de abordagem da migração e exílio no cinema documentário são plurais e bastante diversificadas. A partir dos anos 2000, em muitos filmes realizados tem-se intensificado a abordagem da questão migratória através da primeira pessoa, da perspetiva autobiográfica. Neste texto buscou-se trazer a questão das migrações do ponto de vista autoral, pessoal, subjetivo, autobiográfico, através sobretudo da obra de dois cineastas que trouxeram nos seus filmes formas diferenciadas e personalizadas para falar da(s) sua(s) história(s), memória(s) e vivência(s) migratórias. No primeiro caso, temos o cineasta brasileiro, David Perlov que migra para Israel no final dos anos 1950 e nesse país realizou durante dez anos aquela que seria a sua grande obra, “Diários” (1973-1983), através da qual elabora uma reflexão sobre o país de adoção, Israel, como também o país onde nasceu, o Brasil. Já Sandra Kogut, ao realizar em 2001 “Passaporte húngaro”, busca não somente tornar-se cidadã húngara como também mergulhar no passado e nas raízes familiares, identitárias e diaspóricas, sobretudo da avó nascida austríaca que se torna húngara pelo casamento e é obrigada a migrar para o Brasil em 1937.
- The intergenerational educational programs: a new sphere of lifelong educationPublication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, NatáliaThis workpresents lifelong education as a key conceptual framework in adult education and intergenerational learning as na instrument that can be usedto assist lifelong education reaching its goals.