ÁREAS CIENTÍFICAS / SCIENTIFIC AREAS
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Browsing ÁREAS CIENTÍFICAS / SCIENTIFIC AREAS by contributor "Almeida, Carla Aurélia de"
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- Afinidades linguísticas e culturais: o caso do francesismoPublication . Gonçalves, Luís Carlos Pimenta; Silva, Mário Filipe da; Almeida, Carla Aurélia de; Silva, Paulo Nunes daOs dicionários de Língua Portuguesa registam duas principais aceções do termo “francesismo”, uma que diz respeito ao uso da língua, o galicismo, e outra de índole mais cultural com conotação negativo, a imitação excessiva de costumes francesas. Júlio Dinis parodia estes abusos ao criar uma personagem com traços de franchinote na comédia O Casamento da Condessa de Amieira que pontua frases declarando: “como dizem os franceses”. É de usos e desusos em autores portugueses acusados de francesismo ou simplesmente usando galicismos de que falaremos nesta comunicação.
- A língua portuguesa em democraciaPublication . Correia, Margarita; Silva, Mário Filipe da; Almeida, Carla Aurélia de; Silva, Paulo Nunes daNesta apresentação pretendo destacar alguns efeitos que 50 anos de regime democrático tiveram sobre o estatuto internacional do português, na atualidade.
- A língua portuguesa no espelho: perspetivas e desafios na nova geopolítica globalPublication . Mendes, Edleise; Silva, Mário Filipe da; Almeida, Carla Aurélia de; Silva, Paulo Nunes daO movimento de expansão, valorização e projeção do português nas primeiras décadas do século XXI tem contribuído para reposicionar a língua na nova geopolítica global, impulsionando-a, cada vez mais, como idioma de comunicação global. Além disso, há cada vez mais a compreensão de que línguas como o português são importantes recursos para o desenvolvimento dos países, com impactos em diversos setores da sociedade, especialmente em um mundo digitalizado. A partir desse cenário, em minha fala discutirei algumas perspetivas e desafios sobre o presente-futuro da língua, na perspetiva das políticas para a sua promoção e difusão, do seu potencial científico e cultural e da educação linguística em língua portuguesa, considerando-se o seu caráter pluricêntrico, diverso e multidimensional.
- Maldizendo: notas para uma estética da ironia e da sátira na literatura portuguesaPublication . Pucarinho, Inês; Castro, Nuno; Silva, Mário Filipe da; Almeida, Carla Aurélia de; Silva, Paulo Nunes daIntroduzimos algumas das características discursivas gerais das formas humorísticas e, a partir destas, analisámos textos de vários contextos periodológicos da história cultural e literária, procurando definir de que modo a ironia se verte em texto literário, em objeto artístico, e qual ou quais as especificidades do humor na literatura nacional. Trata-se, assim, de uma apresentação que aborda textos especificamente desenhados com a finalidade de profanar alguma norma, costume, ou personagem, e investiga, nestes, a forma como esse mesmo gesto se materializa e abre um espaço de crítica, de combate político e social e, ultimamente, de expressão da liberdade. São analisados três textos: uma cantiga de maldizer, uma crónica oitocentista e um conto da segunda metade do século XX.
- Usos da língua portuguesa e interfaces no discurso: o exemplo das sequências humorísticasPublication . Almeida, Carla Aurélia de; Silva, Mário Filipe da; Almeida, Carla Aurélia de; Silva, Paulo Nunes daNo quotidiano, os interlocutores põem em prática mecanismos linguístico-discursivos que contribuem para o trabalho colaborativo, isto é, para a coconstrução do sentido e o envolvimento conversacional. Os interatantes acionam um sistema de práticas discursivas, de convenções sociais e de regras de procedimento discursivo que organizam o fluxo temático das interações verbais. Na presente comunicação, teremos como enfoque analítico as sequências humorísticas que ocorrem, regularmente, no discurso oral interativo em Língua Portuguesa. Demonstrar-se-á que o humor constitui uma estratégia de mitigação do conflito que os interlocutores acionam com o objetivo de manter e restabelecer a ordem interacional das trocas discursivas. Verificar-se-á que o funcionamento dos mecanismos indiretos da significação, característicos do discurso humorístico, permite aos interactantes distanciarem-se do que é dito com a reorientação dos rumos discursivos.