DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORAMENTO
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Browsing DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORAMENTO by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências da Comunicação"
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- As TIC na promoção do sucesso educativo dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE)Publication . Silva, América; Novo, AnaEste trabalho de investigação em educação analisa a relevância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em educação, e a contribuição que o seu uso pode dar no âmbito do desenvolvimento de competências sociocognitivas do aluno com necessidades educativas especiais (NEE), promovendo a sua inclusão. Neste contexto, e no quadro dos novos paradigmas da educação, da escola do século XXI, face às exigências da sociedade global, é incontornável falarmos de tecnologias, de novas ferramentas e recursos na educação, de sucesso educativo e de inclusão social. É de salientar, o contributo, apoio e colaboração que a Biblioteca Escolar, com os seus recursos e a sua equipa respetivamente, pode dar ao aluno, atendendo às características únicas de que a biblioteca dispõe, na promoção do ensino e da aprendizagem. Ao desenvolver um trabalho colaborativo com os demais docentes, com o intuito de privilegiar a inclusão, a equidade, a partilha de saberes, o desenvolvimento de competências, a Biblioteca Escolar contribui para o sucesso educativo e para a construção do projeto de vida do aluno. Com esta investigação, obtivemos um conhecimento mais preciso, profundo e sustentado, sobre o quotidiano da escola investigada no âmbito das problemáticas dos alunos com Necessidades Educativas especiais (NEE). Este trabalho tomou a forma de um estudo de caso, desenvolvido segundo a abordagem qualitativa. Participaram no estudo diretores de turma, professores de TIC e técnicos dos serviços de apoio, tendo a investigação incidido sobre o universo de alunos com NEE a frequentar a escola investigada. Utilizámos como instrumentos de recolha de dados as entrevistas, a recolha documental, a observação direta não participante e, os diários. Concluímos que as TIC, como ferramentas promotoras de motivação, autonomia, autoestima e interação, oferecem vantagens muito significativas para o desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional dos alunos com NEE.