DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORAMENTO
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Browsing DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORAMENTO by Field of Science and Technology (FOS) "Artes"
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- A experiência intercultural na aprendizagem : estudo de caso dos estudantes portugueses de instrumentos de sopro metal na AlemanhaPublication . Antão, Gabriel; Moreira, Darlinda; Lourenço, António José Vassalo NevesA sensibilidade da música ao contexto cultural é um tema explorado amplamente nas músicas do mundo, mas nem tanto na música Clássica. Os estudantes portugueses de instrumentos de sopro de metal na Alemanha experienciam processos de aprendizagem complexos aos níveis académico, social e cultural. Abordamos instituições de ensino superior e orquestras, onde as competências interculturais são necessárias para poder fazer face à realidade multicultural destes centros, e como esta temática cruza os conceitos e âmbitos conceptuais da escola, das culturas, da aprendizagem e dos valores socioculturais. A natureza intercultural da música está refletida em âmbitos diversos, desde as orquestras como comunidades de prática às influências dos idiomas na prática musical, passando pelos contextos sociais e históricos dos países em estudo. A nossa investigação pretende perceber os processos de integração e aculturação dos estudantes portugueses e de que forma este fenómeno se relaciona com o sucesso profissional dos mesmos, ajudando os vários agentes educativos a melhor contribuírem para o sucesso dos estudantes. Com esse objetivo, foram realizadas entrevistas abertas aos dez estudantes portugueses de instrumentos de metais a estudarem na Alemanha no período de 2010 a 2014. Os resultados dão conta de uma consciência coletiva e indicam que uma maior integração no meio é facilitadora de sucesso profissional. É constatada uma influência cultural na prática musical, também ela indicadora da sensibilidade cultural na música Clássica. O fenómeno de migração é justificado com a diferença nos mercados de trabalho a nível musical, os quais por sua vez estão espelhados nos programas educativos dos países estudados. As multiculturais escolas superiores alemãs representam um caso de interesse por possibilitarem uma inserção mais rápida aos novos estudantes, que não se sentem estranhos ao meio. A aprendizagem ocorre em âmbitos distintos, sendo o meio social uma fonte inequívoca de aprendizagens, que fortalece uma predisposição e maior envolvência do aluno no processo de integração e promove os sucessos académico e profissional.
- Impacto das práticas de arte educação em contextos diferenciados de ajuda humanitária : aproximações e diferenças a partir de dois estudos de casoPublication . Nascimento, Liliana do; Teixeira, AntónioEste trabalho apresenta dois estudos de caso de educação não-formal com grupos distintos de crianças em duas situações de ação humanitária – uma de conflito armado (crianças refugiadas da guerra civil na Síria e órfãos) e outra de catástrofe natural (terramoto no Nepal) – em que Organizações não Governamentais (ONG) adotaram práticas de Arte Educação no alívio aos traumas daí resultantes. Os dois casos diferenciam-se quanto à fase em que as práticas de Arte Educação foram introduzidas, sendo que no primeiro caso a intervenção foi feita no estágio de ajuda ao desenvolvimento, e no segundo caso a intervenção aconteceu logo na fase de emergência. O ponto comum é a intervenção de Organizações não Governamentais e voluntários como atores no alívio às consequências das crises.
- Projeto PhilosArtis : estudo exploratório de uma investigação-ação em filosofia e arte no Jardim de Infância PopularPublication . Carapinha, Maria João Fragoso; Teixeira, AntónioEste projeto de intervenção centra-se no contributo da Filosofia e da Arte para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social nas crianças em idade pré-escolar, nomeadamente nas idades compreendidas entre os quatro e cinco anos. O projeto de intervenção PhilosArtis ocorre no Jardim de Infância Popular (J.I.P.) e encontra-se desenvolvido em quatro andamentos: fundamentação, conceção, implementação, retroação e avaliação do projeto, de acordo com as orientações de Martins (2002). Nesta investigação-ação, que decorreu de novembro de 2014 a junho de 2015, optei por uma metodologia qualitativa, alicerçada no modelo de Relação Pedagógica de Renald Legendre (1993, 2005), destacando quatro polos (Sujeito, Agente, Objeto e Meio). Esta metodologia proporcionou-me captar as vivências e as aprendizagens dos participantes mediante a Educação pela Arte focada no aprender a pensar, na autonomia, na comunidade de investigação com crianças que frequentam o ensino pré-escolar. Os instrumentos utilizados para a recolha de informação (observação, registos vídeo e fotográficos, opiniões e trabalhos efetuados pelos intervenientes) permitiram a observação, o registo das práticas desenvolvidas para uma futura reflexão acerca do trabalho efetuado. A abordagem pedagógica do domínio da Filosofia para Crianças, baseada na metodologia de Mattew Lipman em articulação com as expressões artísticas possibilitou verificar o desenvolvimento dos sujeitos a nível do pensar, da comunicação verbal, do trabalho em equipa como a promoção de competências e valores éticos e estéticos adquiridos pelas crianças numa dimensão da Educação pela Arte.