CIAC | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CIAC | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Graus de interação em obras de média-arte digitalPublication . Trigo, Clara; Veiga, Pedro Alves da; Santana, IvaniEste artigo visa apresentar uma forma de categorizar obras de média-arte digital a partir do nível de interação com o público que a obra oferece. Embora esta abordagem tenha sido elaborada a partir da análise de dez obras de dança com mediação digital, tendo o vídeo como matéria principal, propõe-se aqui a expansão da sua utilização na classificação de outros tipos de obras de média-arte digital, não performativas. São propostos, e justificados, quatro graus de interação: grau 1 – artefatos de via única; grau 2 – artefato de engajamento público; grau 3 – artefato de manipulação digital; e grau 4 – artefato de diferencial interativo. Esta categorização pretende reconhecer aspectos da interação do público com a obra, a partir dos recursos digitais utilizados. Não pretende atribuir valor hierárquico entre as diferentes escolhas e resultados artísticos. Pretende-se, assim, sugerir a sua utilização em ambientes de investigação e ensino, de maneira a introduzir mecanismos formais de análise e classificação deste tipo de artefato, bem como permitir que os artistas/criadores possa tomar consciência das variações e possibilidades ao seu dispor.
- Videoarte e arte generativa: performatividade videográfica, tecnodiversidade e IA generativa: aproximações e repercussõesPublication . Ribeiro, Regilene; Veiga, Pedro Alves daO estudo visa contribuir para o debate atual sobre o processo criativo em artemídia, arte do vídeo e as ferramentas de inteligência artificial. Para isso, aproximou os conceitos de tecnodiversidade e performatividade videográfica a partir da arte generativa. A metodologia é baseada em análises comparativas entre conceitos e uma breve análise de duas videoartes, G.O.D. Generative Ominous Dataset (2023) de Pedro Alves da Veiga e Sopa Primordial (2023) de Alexandre Rangel. Os resultados indicam que a performatividade videográfica pode ser impulsionada pelas ferramentas de IA generativa, mas a produção que tenha por objetivo gerar material criativo e obras de arte, precisa, em essência, da mente imaginativa do artista, da sua capacidade conceitual para tecer relações críticas, reflexivas e poéticas.
- Visualizing science: crafting memes in design pedagogyPublication . Barreto, Susana; Alvelos, Heitor; Lima, Cláudia; Carneiro, José; Veiga, Pedro Alves da; Penedos-Santiago, Eliana; Fernandes, Marta; Martins, Nuno; Dolbeth, JúlioThis paper details and analyses the methods and outcomes of nine pedagogical workshops in design courses at Portuguese universities, centered on the unlikely mix of online memes and scientific knowledge. The workshops took place between March and July 2023, were conducted within the exploratory project ‘Sci-Bi: An Infodemic of Disorientation: Communication Design as a Mediator Between Scientific Knowledge and Cognitive Bias.’ The project posits that communication design may play a role in translating and visualizing scientific information in clear, accessible, and engaging manners. An example of this is evident in the creative outputs produced by students, showcasing innovative ways to communicate scientific information. The output of these workshops consisted of infographics, reels, and memes, to be presented to the public for external validation in two forthcoming exhibitions in 2024.