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- Práticas colaborativas de ensino e aprendizagem: perspetivas de professores de primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico : um estudo de casoPublication . Saraiva, Isabel Maria dos Santos Tomás; Seabra, Filipa; Inês, Helena Natália PereiraEste estudo pretendeu perceber como tem sido feita a implementação do projeto Aprender em Círculo no Agrupamento de Escolas A. Esse projeto tem tentado dar respostas a um conjunto de necessidades sentidas no agrupamento, em geral, e por um grupo de professores, em particular. O estudo incidiu no trabalho das equipas educativas (professores de turmas dos 1º e 2º ciclos), na implementação de metodologias diferenciadas e diferenciadoras, promotoras de aprendizagens significativas, de modo especial as práticas colaborativas de ensino e aprendizagem. Pretendeu-se responder a um conjunto de cinco questões de partida, relacionando as práticas colaborativas, implementadas pelas equipas pedagógicas, com a Supervisão Pedagógica, a experiência do trabalho a pares, bem como a integração de novos professores nas equipas. Foram definidos sete objetivos gerais, com os quais se pretendeu perceber: o modo de implementação do projeto, as conceções e as experiências de supervisão por parte dos professores envolvidos no projeto, o reconhecimento do trabalho de pares como prática supervisiva, as consequências desse trabalho de pares, quer para os professores, quer para os alunos e, ainda, a forma de integração de novos docentes. Em relação à Metodologia, realizou-se um estudo de caso, inserido no paradigma interpretativo, recorrendo a métodos mistos. Face aos objetivos definidos, delineámos uma metodologia mista de investigação, fazendo recurso da entrevista, do inquérito por questionário e da análise documental como técnicas de recolha de dados, e da análise estatística (descritiva) e da análise de conteúdo como técnicas de análise de dados. Em concreto, elaborámos um questionário com base nos objetivos da investigação, que foi aplicado a professores (n=15) do ensino básico (1º e 2º ciclo), do agrupamento A, assim como uma entrevista semiestruturada, aplicada a docentes dos mesmos níveis (n=6). Quanto à análise documental, incidiu sobre um corpus de documentos legais nacionais e relatórios de acompanhamento da implementação do projeto. Os resultados do estudo apontam no sentido da valorização do trabalho de pares dos professores. A Supervisão Pedagógica é vista como parte integrante do processo, acontecendo naturalmente entre os intervenientes.