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- Práticas colaborativas de ensino e aprendizagem: perspetivas de professores de primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico : um estudo de casoPublication . Saraiva, Isabel Maria dos Santos Tomás; Seabra, Filipa; Inês, Helena Natália PereiraEste estudo pretendeu perceber como tem sido feita a implementação do projeto Aprender em Círculo no Agrupamento de Escolas A. Esse projeto tem tentado dar respostas a um conjunto de necessidades sentidas no agrupamento, em geral, e por um grupo de professores, em particular. O estudo incidiu no trabalho das equipas educativas (professores de turmas dos 1º e 2º ciclos), na implementação de metodologias diferenciadas e diferenciadoras, promotoras de aprendizagens significativas, de modo especial as práticas colaborativas de ensino e aprendizagem. Pretendeu-se responder a um conjunto de cinco questões de partida, relacionando as práticas colaborativas, implementadas pelas equipas pedagógicas, com a Supervisão Pedagógica, a experiência do trabalho a pares, bem como a integração de novos professores nas equipas. Foram definidos sete objetivos gerais, com os quais se pretendeu perceber: o modo de implementação do projeto, as conceções e as experiências de supervisão por parte dos professores envolvidos no projeto, o reconhecimento do trabalho de pares como prática supervisiva, as consequências desse trabalho de pares, quer para os professores, quer para os alunos e, ainda, a forma de integração de novos docentes. Em relação à Metodologia, realizou-se um estudo de caso, inserido no paradigma interpretativo, recorrendo a métodos mistos. Face aos objetivos definidos, delineámos uma metodologia mista de investigação, fazendo recurso da entrevista, do inquérito por questionário e da análise documental como técnicas de recolha de dados, e da análise estatística (descritiva) e da análise de conteúdo como técnicas de análise de dados. Em concreto, elaborámos um questionário com base nos objetivos da investigação, que foi aplicado a professores (n=15) do ensino básico (1º e 2º ciclo), do agrupamento A, assim como uma entrevista semiestruturada, aplicada a docentes dos mesmos níveis (n=6). Quanto à análise documental, incidiu sobre um corpus de documentos legais nacionais e relatórios de acompanhamento da implementação do projeto. Os resultados do estudo apontam no sentido da valorização do trabalho de pares dos professores. A Supervisão Pedagógica é vista como parte integrante do processo, acontecendo naturalmente entre os intervenientes.
- Inhomogenous amrketing mix diffusionPublication . Pinto, Luís G.; Cavique, Luís; Gomes, Orlando; Santos, Jorge M. A.In this article we extend the Marketing Mix Diffusion (MMD) model to inhomogenous networks (i.e. complex networks of arbitrary topology). The (Homogenous) MMD model is an innovation diffusion model, similar to the Bass model, which includes four decision variables (the 4Ps of Marketing: Product, Price, Place, Promotion). We introduce the Inhomogenous MMD (IMMD) model and we conduct two separate experiments: one based on simulation and another one relying on empirical evidence. The simulation study compares the behavior of the IMMD model with the classic Bass diffusion model. Results suggest that the classic Bass model is able to represent the IMMD curves quite well in most cases. The IMMD is more general and capable of representing extreme scenarios. The empirical study focuses on the geographic diffusion of mobile broadband technology in Japan, combining adoption data with a spatial network of municipalities. The in-sample performance of the model is comparable to the existing methods, which suggests a good explanatory power of the IMMD model.
