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- O uso da análise espacial no estudo da relação entre a expectativa docente e a proficiência de escolares do 9º ano do ensino fundamental no BrasilPublication . Ribeiro, Paulo Marcos; Ramos, Maria do RosárioNo Brasil, a qualidade educacional é medida bianualmente por meio de testes padronizados, aplicados aos alunos, e questionários contextuais, aplicados aos gestores, professores e alunos dos anos finais da escolarização básica, sob a responsabilidade do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Este sistema apura o domínio de habilidades esperadas para cada etapa educacional, chamada de proficiência, e os fatores a ela relacionados. As expectativas de professores sobre o desempenho dos estudantes, é um importante fator de sucesso, amplamente divulgado pelo SAEB, mas ainda pouco estudado no que se refere à sua distribuição espacial. Com a finalidade de contribuir para essa lacuna de conhecimento, este trabalho teve por objetivo avaliar a influência da expectativa docente sobre a proficiência por meio do uso de componente espacial. Utilizou-se dados secundários do questionário docente e os resultados da proficiência em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos do 9º ano do ensino fundamental – estudantes com 14 anos de idade – extraídos das edições SAEB de 2013 e 2017, agregados por municípios. A partir da construção de três variáveis de expectativa docente, através de uma Análise de Componentes Principais (PCA) e do emprego da variação das variáveis, com fins de controlar os efeitos fixos que não mudam com o tempo, aplicaram-se técnicas da econometria espacial. A Análise Exploratória de Dados Espacial (AEDE) indicou forte dependência espacial nas variáveis de desempenho discente, assim como os modelos espaciais estimados Modelo Espacial Autoregressivo (SAR), Modelo de Erro Espacial (SEM) e Combinação Autoregressiva Espacial (SAC) captaram o contundente papel da proximidade para a composição da interação espacial entre os fenômenos em avaliação. Os resultados indicaram que municípios nos quais a percepção docente sobre a indisciplina dos alunos e alto nível de faltas é maior, o desempenho discente é menor. Em termos práticos, principalmente para pesquisadores da educação, as evidências apontadas no estudo direcionam para a importância da modelagem espacial no estudo do desempenho de alunos do ensino fundamental no Brasil.