Browsing by Issue Date, starting with "2021-06-16"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Protagonismos leigos alternativos nas trajetórias de saúde: da medicalização à ‘naturalização’ da vidaPublication . Rosa, Rosário; Alves, FátimaEste artigo pretende refletir sobre as propriedades heurísticas dos ‘protagonismos leigos alternativos’ nas trajetórias de saúde para a compreensão da resistência ou reforço da medicalização da vida, através da procura do ‘natural’ observada nos discursos dos utilizadores de medicinas alternativas e complementares (MAC), recolhidos através de entrevistas semiestruturadas [1]. Os ‘protagonismos leigos alternativos’ refletem processos subjacentes à construção de trajetórias individuais de relação com a saúde, onde são mobilizadas abordagens alternativas, complementares ou não-convencionais que se diferenciam das do sistema biomédico. Para isso estabelecemos um diálogo teórico que parte da racionalidade biomédica dominante, para o questionamento dos sentidos e significados da agência leiga que integra o recurso às MAC nas suas trajetórias de saúde. O enfoque da nossa reflexão centra-se na compreensão das lógicas da ação leiga presentes na construção das trajetórias de saúde. São estes sentidos e lógicas que abordamos neste artigo, debatendo de que modo a procura de uma saúde e de um ‘saudável’ associados à natureza e ao ‘natural’ constituem uma resistência ou um reforço da medicalização da vida.
- A supervisão pedagógica na educação pré-escolar e o seu papel nas práticas pedagógicas dos educadores de infância de carreiraPublication . Moreira, Osvaldo Filipe da Silva; Seabra, FilipaA supervisão pedagógica é um tema muito falado na escolas, corredores e salas de professores e atualmente é assumida como o epicentro do desenvolvimento profissional dos professores ou aspirantes a professores. O impacto que as opiniões que os professores têm sobre a supervisão pedagógica e sobre os seus intervenientes, como é caso do supervisor pedagógico, poderá influenciar o desenvolvimento da prática pedagógica destes professores. Inicialmente a supervisão era sinónimo de fiscalização e controlo, e não era muito aceite no seio da classe docente, existindo como aponta Vieira (1993) alguma resistência quanto à sua aceitação, pois o conceito “supervisão” era associado a conceitos como “chefia”, “crítica”, “vigia” e “autoritarismo”. Segundo Alarcão e Tavares (2010, p.3), o termo “supervisão” “evocava conotações de poder e de relacionamento socioprofissional contrárias aos valores de respeito pela pessoa humana e pelas suas capacidades auto formativas”. Nos dias de hoje a supervisão assume um carácter mais abrangente e global, abarcando a escola como um todo, ou seja, O obejctivo da supervisão que agora redefinimos, aponta assim para o desenvolvimento qualitativo da instituição escolar e dos que nela realizam o seu trabalho de estudar, ensinar ou apoiar a função educativa por intermédio de aprendizagens individuais e colectivas, incluindo a formação dos novos agentes. (Alarcão & Tavares, 2003: 144-45). É neste contexto que a ação do supervisor orienta e capacita outros professores para melhorarem as suas práticas contribuindo para as transformações que as escolas necessitam respondendo aos desafios dos novos jovens. O estudo empírico tem como objetivo apreender as perspetivas que educadores de infância da Região do Algarve a lecionar em Agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas da Rede Pública têm sobre a supervisão pedagógica e o seu papel nas suas práticas pedagógicas. Foram 56 os educadores que preencheram o questionário online. Este estudo, de carácter exploratório e com um tratamento de dados descritivo, complementa a análise quantitativa com alguns dados sujeitos a análise qualitativa. Os dados foram recolhidos com recurso ao formulário eletrónico e foi realizada uma análise estatística descritiva, complementada por uma análise conteúdo que incidiu nas respostas às perguntas abertas do questionário adaptado a partir de Gaspar et al (2019).
- The impacts of the early outset of the COVID-19 Pandemic on climate change research: implications for policy-makingPublication . Leal Filho, Walter; Wall, Tony; Nagy, Gustavo J.; Alves, Fátima; Fernández Carril, Luis Ricardo; Chunlan, Li; Mucova, Serafino; Platje, Johannes; Rayman-Bacchus, Lez; Totin, Edmond; Ayal, Desalegn Y.; L ̈utz, Johannes; Azeiteiro, Ulisses; Vinuesa, Antonio Garcia; Minhaso, AprajitaSince January 2020, the COVID-19 pandemic has dominated the media and exercises pressure on governments worldwide. Apart from its effects on economies, education systems and societies, the pandemic has also influenced climate change research. This paper examines the extent to which COVID-19 has influenced climate change research worldwide during the first wave at the beginning of 2020 and how it is perceived to exploit it in the future. This study utilised an international survey involving those dedicated to climate change science and management research from Academia, Government, NGOs, and international agencies in 83 countries. Results show that: (1) COVID-19 modified the way the surveyed researchers work, (2) there are indicators that COVID-19 has already influenced the direction of climate change and adaptation policy implementation, and (3) respondents perceived (explicitly concerning the COVID-19 lockdowns of March-April 2020), that the pandemic has drawn attention away from climate policy. COVID-19 has influenced the agenda of climate change research for more than half of the respondents and is likely to continue in the future, suggesting that the impacts on their research will still be felt for many years. The paper concludes by outlining critical implications for policy-making.