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- O jogo ao serviço da educação e da orientação vocacional: o caso do “Jogo das Profissões: I want to be a saviour of the Planet”Publication . Saraiva, Marta Martins; Mendes, António QuintasO presente projeto pretende apresentar o quão importante podem ser os jogos como instrumentos pedagógicos na educação e na orientação vocacional dos nossos jovens e em simultâneo, o modo como podem ser um importante contributo para a consciencialização da necessidade de preservarmos o nosso meio ambiente. O desenvolvimento de jogos que os coloquem em ação em diferentes cenários virtuais e lhes possibilitem o contato com diferentes profissões, contribuíra certamente para a construção do autoconhecimento e potenciará gostos e aptidões pessoais, promovendo assim a orientação e desenvolvimento vocacional. O caso do “Jogo de Profissões- I want to be a saviour of the planet” pode colocar os jogos ao serviço da educação e da orientação vocacional. Através do uso de jogos eletrónicos, os jovens poderão atuar em cenários de catástrofe virtuais, tomarão contatos com diferentes profissões e atuarão com estratégias de resolução de problemas, que certamente os prepararão para eventuais cenários reais. Estas ações de educação e consciencialização pretendem capacitar as futuras gerações para ações reais na defesa do meio ambiente e poderão ser um importante contributo para lhes conferirem aptidões em condições adversas e até de sobrevivência. Este estudo possui uma importante fundamentação epistemológica em Castels (1999) e Matta (2008), nas tenologias de informação e comunicação (TIC) e jogos digitais em Vygotsky (2010) e nas observações de Prenksy (2011). Promover uma boa orientação vocacional e uma educação ambiental sustentável deverá ser um dos nossos maiores propósitos.