Browsing by Issue Date, starting with "2020-06-29"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Ser japonês ou falar português?: aspetos socioculturais, cognitivos e pragmáticos do ensino de português como segunda língua no JapãoPublication . Brandão, Renato Silva de Noronha; Falé, IsabelEste estudo é uma avaliação parcial da situação atual do ensino do português no Japão, com ênfase na região de Tóquio. O corpus da investigação foi construído a partir da experiência de mais de 20 anos do autor como professor de português e inglês em várias instituições de Tóquio e arredores, e da compilação de entrevistas e questionários respondidos por professores e estudantes de português, principalmente em universidades, mas também em escolas de idiomas e outras instituições. O respaldo teórico e académico foi proporcionado pelo estudo feito ao longo do primeiro dos dois anos do Mestrado em Português como Língua Não Materna da Universidade Aberta de Lisboa e pela literatura existente sobre o ensino de idiomas no Japão. A investigação identificou vários aspetos positivos, como algumas experiências interessantes e enriquecedoras dos estudantes, mas também alguns problemas, tanto no ensino como no aprendizado do português no Japão, com resultados académicos que carecem de uma avaliação uniformizada e são insuficientes, segundo vários professores e alunos, para o estudo ou trabalho em países lusófonos, seja de acordo com as diretrizes do QECR ou com os padrões do CELPE-BRAS, o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros do Ministério da Educação do Brasil. Através da abordagem de aspetos socioculturais, cognitivos e pragmáticos do ensino de português no Japão, o estudo revelou alguns dos principais obstáculos e desafios encontrados por estudantes e professores num país altamente desenvolvido, mas ao mesmo tempo tradicional e conservador, consciente da necessidade de continuar expandindo seu contato com outras culturas, mas resistente às mudanças e ao questionamento gerados pelo estudo de línguas e culturas estrangeiras, e particularmente de um idioma historicamente multicultural e multinacional como é o português.